Europa, Informações Importantes, Planejamento

Como obter o certificado nacional de vacinação

À medida que a campanha de vacinação contra a Covid-19 avança em todo o Brasil, prefeituras como as de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, passaram a exigir a apresentação dos “passaportes sanitários” para ter a entrada liberada em certos estabelecimentos e eventos com grande concentração de público. Além disso, muitos países já estão reabrindo as fronteiras e aceitando somente a entrada de pessoas que apresentem um comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo. No post de hoje eu vou te mostrar, passo – a – passo, como obter o certificado nacional de vacinação através do aplicativo Conecte SUS.

Como eu disse anteriormente, algumas prefeituras estão começando a exigir a apresentação do comprovante de vacinação, para entrar em eventos e alguns estabelecimentos. A medida já é comum em outras partes do mundo, como Nova York, Israel, Itália e França e cada cidade tem uma regra diferente. Aqui no Rio, por exemplo, será obrigatória a apresentação em locais como academias de ginástica, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus, galerias e exposições de arte, salas de concerto, de convenções, parques de diversões, pontos turísticos, piscinas, clubes. Já os bares, restaurantes e praias não vão pedir o documento. 

A vacinação também será condicionante para que as pessoas sejam submetidas a cirurgias eletivas nas redes pública e privada; e sejam incluídas ou mantenham acesso ao Programa Cartão Família Carioca. Confira essas informações no site oficial da prefeitura do Rio.

O que é o Conecte SUS

O Conecte SUS é um aplicativo do Ministério da Saúde que registra toda a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde, inclusive a Carteira Nacional Digital de Vacinação. Dessa forma, os brasileiros podem consultar todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada, entre elas, a da Covid-19. Por enquanto, só está registrada esta vacina, mas o planejamento é que entre todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.

Onde o certificado digital de vacina do Conecte SUS é aceito

Aqui na cidade do Rio de Janeiro, ele será a forma digital de apresentação do comprovante de vacina. Já em São Paulo, haverá necessidade de baixar um outro aplicativo criado para esse fim (não entendi o porquê, mas enfim…). Lembrando que em todos os lugares, o certificado em papel, fornecido na hora da vacinação, será aceito.

O bom e velho comprovante de papel!

Além de ser usado como passaporte sanitário, o certificado digital emitido pelo Conecte SUS está sendo usado nas viagens internacionais. Apesar de ser encontrada no site oficial do governo a informação de que ele só tem validade no território nacional, ele tem sido bem aceito fora do Brasil. Meu marido viajou à trabalho, passou pela Alemanha, França e Holanda e apresentou o certificado digital do Conect SUS ao entrar nesses países. Na França ele também está sendo aceito nos restaurantes e pontos turísticos.

De qualquer forma, é sempre bom consultar o site dos consulados e embaixadas e verificar se o certificado nacional de vacinação emitido pelo Conecte SUS é aceito.  Até porque, essas regras podem mudar a qualquer momento e não é porque eu consegui entrar em um determinado país uma vez com o certificado de vacina que eu consigo entrar novamente em alguns meses. Então, procure se informar sempre! Não se esqueça de se informar também qual vacina é aceita no seu país de destino.

Como obter o certificado nacional de vacinação – Passo – a – passo

Passo 1

O primeiro passo é baixar o aplicativo do Conecte SUS. Ele é gratuito e está disponível para IOS e Android. 

Aplicativo Conect SUS

Passo 2

Em seguida, crie uma conta ou faça login com seu CPF, caso já possua uma conta. Se por um acaso, ao tentar criar uma conta, apareça que você já tem uma conta cadastrada com esse CPF, não se assuste. O login é o mesmo para outros serviços digitais federais. Então, provavelmente você deve ter feito em alguma outra vez e não se lembra. Caso isso aconteça e você não lembre a senha, o que é bem provável, basta escolher a famosa opção “esqueci minha senha”, recuperar o acesso e prosseguir com o cadastro. 

Passo 3

Agora que você já entrou, vai aparecer essa tela inicial com todas as opções oferecidas pelo aplicativo. Vá em vacinas, que é a primeira opção.

Toque no ícone “vacinas
ao tocar em “vacinas” aparecerá essa página

Quando você entra nessa página, aparece as doses que você tomou. Se tomou apenas 1, vai aparecer 1 somente. Nesse caso, o aplicativo não oferece a opção de imprimir ou fazer fazer o download do certificado. Tem que ter tomado as duas doses ou ter tomado a vacina da Jansem que é de dose única,para que isso possa ser feito.

A única coisa que você consegue gerar é o comprovante de que você tomou a primeira dose, mas isso não é válido como comprovante de vacinação! 


Já segue o blog nas Redes Sociais?



Cada vacina tem um código de cor. Reparem na foto acima, que há um retângulo em volta de onde diz a dose que foi tomada. Dependendo da vacina, a cor deste retângulo muda. Dessa forma, você consegue saber qual vacina foi aplicada/tomada, sem precisar ler o nome. No meu aparece a cor verde, que é a cor da Astrazeneca produzida pela Fiocruz.

Cada laboratório tem uma cor diferente

Passo 4

Quando você clica sobre a vacina, aparecem mais informações sobre ela, como nome da vacina, laboratório, número do lote, local de aplicação e código do vacinador.

Nessa tela você consegue ver também o botão onde você pode gerar o seu certificado.

Ao clicar no botão, o documento abre em Português. Caso você queira mudar a língua, basta escolher a opção no menu na parte superior da tela. Você tem a opção de escolher entre Inglês e Espanhol. 

Passo 5

Ao lado desse botão para escolher a língua, você encontra um botão para salvar. Ao clicar nele, você vai gerar seu certificado em PDF e assim, consegue imprimir na língua que você quiser e levar na sua viagem.

Certificado pronto para ser salvo

Posso levar no celular mesmo?

Caso prefira, você não precisa imprimir e apresentar ele salvo no celular ou até mesmo entrar no aplicativo na hora. Eu não acho essa última opção boa e não recomendo. Como qualquer aplicativo, ficamos dependentes do acesso à internet. E muitas vezes, não vamos conseguir esse acesso. Fora que pode haver algum problema com o aplicativo e ele não abrir. Minha recomendação é levar uma cópia impressa, além da cópia salva no celular e e-mail. Assim você tem as duas opções para não correr o risco de ser vetado por alguma motivo qualquer.

O comprovante entra no app na hora que eu me vacino?

É importante ressaltar que o comprovante pode não entrar na hora. Apesar das minhas duas doses terem sido tomadas no mesmo posto, o comprovante da primeira levou alguns meses para entrar. enquanto o da segunda entrou na hora. A diferença é que eles na segunda dose, já estavam fazendo o cadastro em um tablete, já conectado com o sistema. 

Como todo sistema novo e que está sendo muito baixado, os usuários estão encontrando alguns problemas técnicos no app. Além disso, o atraso nas atualizações está sendo frequentemente relatado. Por esse motivo, a exigência da apresentação do comprovante aqui no Rio, foi adiado do dia 1º para o dia 15 de setembro. A orientação é que se seu comprovante não entrar em 10 dias depois da segunda dose, você entre em contato com a unidade onde você foi vacinado. 

Outra coisa que deve ser observada é se seus dados e os dados da vacina estão corretos. Pode ser que haja algum erro, então é bom confirmar esses dados e qualquer coisa ir na unidade para não ter nenhum problema futuro.

Confira o vídeo no nosso canal!

Já é inscrito no nosso canal? Então, aproveita e se inscreva!

Confira também esses posts

Deixar o passaporte no hotel ou andar com ele? Saiba o que fazer!

Regras para o uso da cadeirinha e do cinto de segurança em Orlando

Disney anunciou o fim do Fast Pass gratuito e início do novo sistema Disney Genie

Certificado nacional de vacinação

O certificado nacional de vacinação é importante independentemente se você vai viajar ou se a sua cidade está exigindo a sua apresentação. E eu achei essa versão digital muito boa! Tomara que as outras vacinas entrem logo no certificado, porque isso vai facilitar muito, principalmente para quem criança pequena, que muitas vezes tem que andar com a carteirinha para baixo e para cima.

Não esqueçam que a pandemia não acabou. Então, pondere se vale a pena viajar e se a decisão for sim, não esqueça da máscara, álcool gel e nada de aglomeração! E, por favor, vacinem-se! Vacinas salvam vidas!

Um beijo, até o próximo e tchau! 

(2) Comentários

  1. […] Dessa forma, os visitantes vão ter que apresentar um comprovante de vacinação. Aqui no blog tem um post onde conto como baixar e salvar ou imprimir o comprovante digital através do app Conecte SUS. Se […]

  2. […] Todos maiores de 18 anos precisam apresentar um comprovante de vacinação emitido por um órgão de saúde oficial. Confira como emitir o certificado de vacinação do Conecte SUS em inglês aqui. […]

Alguma dúvida? Elogio? Deixe seu comentário!