Informações Importantes, Planejamento

Deixar o passaporte no hotel ou andar com ele? Saiba o que fazer!

Olá viajantes! Tudo bom? Uma pergunta que sempre vem à mente quando a gente faz uma viagem para o exterior é: Deixar o passaporte no hotel ou andar com ele? Afinal, o passaporte é o documento mais importante na nossa viagem e perder ou ter ele roubado/furtado é um perrengue sem tamanho!

Deixar o passaporte no hotel ou andar com ele? Saiba o que fazer!

Um dos maiores medos de qualquer viajante é perder o passaporte ou ter o documento furtado/roubado. Perder um documento como o passaporte, é um mega perrengue que pode estragar toda a sua viagem e precisa ser resolvido o mais rápido possível. É aborrecimento e prejuízo na certa! 

Para tentar minimizar os riscos, muitas pessoas deixam o passaporte no cofre do hotel e andam com uma cópia autenticada. E eu sempre me questionei quanto a isso, por que cópia de documento autenticado, não faz a menor diferença fora do Brasil (na verdade, não sei nem se faz alguma diferença no Brasil…).

Por causa desse questionamento, e como sou meio paranóica, sempre andamos com o nosso passaporte original o tempo todo. Mas confesso que não ando tranquila. Uso uma bolsa tipo cruzada e não tiro para nada. Literalmente! Ela fica comigo até quando sento para comer. Fora o fato que verifico se eles ainda estão na bolsa umas 500 vezes por dia.

Minha fiel companheira de viagem

Se preferir, confira as dicas no vídeo publicado no YouTube. Aproveita já se inscreva no cana!

Deixar o passaporte no hotel ou andar com ele? O que dizem as embaixadas

É importante destacar que cada país tem autonomia para tratar do assunto da forma como melhor entender. E mesmo assim, a autoridade policial, que estará em contato com você, é quem, naquele momento, tem a palavra final sobre o assunto. Ou seja, na maioria das vezes, vai depender muito da boa vontade da autoridade. Dessa forma, nada de gracinha, faça tudo o que for pedido e seja o mais respeitoso possível. 

Nos EUA

Segundo a embaixada americana, não há uma regra específica e você pode andar pelos EUA portando os documentos da forma que mais achar apropriada. De uma maneira geral, eles aceitam bem a cópia do documento numa boa. No entanto, casos em que foi exigido o passaporte original, principalmente para compra e consumo de bebidas alcóolicas, que nos EUA só é permitido a partir dos 21 anos de idade.  

No trânsito, caso seja parado, o policial irá pedir os documentos do carro e carteira de motorista. Neste caso, basta mostrar a nossa habilitação, que é aceita nos EUA por 180 dias, tempo máximo que um turista brasileiro pode ficar legalmente nos Estados Unidos em cada viagem.

Dificilmente o policial vai pedir o passaporte. Caso ele peça e você só tenha a cópia, explique que o original está no hotel. Mantenha a calma e seja educado com o policial. Pode ser que seja necessário ir até o hotel para pegar o documento original. Colabore com o policial, que no final tudo dá certo! 

Na Europa e Asia

Já na Europa e na Ásia, você pode ter problemas ao andar somente com a cópia. As embaixadas do Japão, Espanha e Alemanha, afirmaram categoricamente que estrangeiros precisam portar o documento original o tempo todo. No Japão, por exemplo, você pode até ser multado se não estiver com o passaporte original.

Já na França, é preciso que o estrangeiro porte o passaporte com o visto, no caso de ser um país que a França exija o visto, ou o carimbo de entrada, para comprovar que a pessoa está dentro dos 90 dias permitidos ao turista. Não falam nada se tem que ser o original ou não… Mas de qualquer forma, não basta andar com a folha do passaporte com o nome somente.

Em Paris, sempre que eu pedia nas lojas os formulários para o reembolso das taxas, eles me pediam o passaporte original para provar que eu era turista. Se você quer saber mais sobre a devolução do imposto pago na Europa, confira esse post.

Mas então, o que fazer? Deixar o passaporte no hotel ou andar com ele?

Bom, cabe a cada um avaliar o que é mais seguro, se é levar o passaporte consigo ou se é deixar guardado no hotel.

Uma coisa que tem que se levar em consideração é o tipo de hospedagem em que se está. Hotéis com cofre nos quartos tendem a ser mais seguros que hostels e hotéis mais baratos.

Uma questão que muita gente argumenta quanto aos cofres dos quartos, é que reza a lenda, que eles têm uma configuração de segurança de fábrica, tipo 0000, que permite abri-lo caso o hóspede esqueça a senha, ou haja algum problema. E parece que é a mesma para todos os cofres de uma mesma marca, em todos os hotéis.

Uma solução para esse medo, é deixa-lo guardado em uma mala com cadeado. Mas, deixe o cadeado preso em alguma alça da mala, como na foto abaixo. Isso evita o chamado golpe da cesariana, onde a mala é aberta e fechada sem que ninguém note.

Foto: Vai pra Disney

Aí complica! Se eu levo o passaporte corro o risco de perder, ser furtada. Se eu deixo no quarto também! O que fazer?

Bom, isso vai depender do seu medo de um policial te parar ou você ter que apresentar o passaporte por qualquer motivo e não ter o documento original para apresentar.

Eu, acredito que o risco maior de algum policial pedir seu passaporte seja para quem está dirigindo. A não ser que você esteja em alguma atitude suspeita pelas ruas… vai saber! Então, se comporte! rsrsrsrs

Agora, se você estiver nos EUA e quiser beber, vai ter que apresentar o passaporte. Outra situação em que podem pedir seu passaporte é na hora de trocar um voucher pelos ingressos dos parques ou de um show, peça de teatro ou evento esportivo. Se nesses casos vão aceitar a cópia ou o original, só Deus sabe!

Uma observação: Eles pedem o documento para todo. mundo, mesmo que você não pareça ter menos de 21.

Dicas para quem quer andar com o passaporte

Caso decida andar com o passaporte, deixe- o sempre perto de você, como em uma doleira. 

Foto: Cooltravel

Se quiser deixar em uma bolsa ou mochila, não a deixe largada em nenhum lugar. Esteja sempre com ela junto de você. Aliás, isso vale se você não está levando o passaporte também, né? E se for levar na mochila, não coloque no bolso da frente, coloque na parte do meio, porque se alguém cortar a mochila ou abrir um zíper, não vai estar fácil o acesso. 

Na maioria dos países, o assalto à turistas não acontecem explicitamente, com uma arma apontada para ele. Na França por exemplo, você vê em todos os pontos turísticos avisos para estar atento à batedores de carteira, muito comuns em vários países europeus. Esses batedores de carteira, abrem sua bolsa, sua mochila e você nem sente! Então fiquem atentos com a bolsa e mochila, não ande com elas nas costas no metrô, por exemplo. Faça de conta que você está andando no Saara ou na 25!

Cartaz pedindo atenção aos batedores de carteira em um ponto turístico em Paris

Como eu disse antes, nós sempre levamos o passaporte com a gente e deixo ele na parte da bolsa que fica grudada no meu corpo. Assim fica mais difícil o acesso se alguém cortar a bolsa.  

Outra dica que gosto muito é colocar seu passaporte e outros documentos e pertences que você não quer que molhe em um ziplock. Assim, eles estarão protegidos caso chova ou você vá à alguma atração que molhe.

Cuidado com os golpes!

Existe um golpe na Europa e em alguns países da America Latina, onde pessoas que se dizem policiais à paisana, pedem para ver seu passaporte e… saem correndo! Então, tomem cuidado! 

Outro golpe comum é enquanto uma pessoa te distrai tentando vender alguma coisa, a outra está abrindo sua bolsa/mochila. Mais um vez, fiquem atentos!

E em caso de perda ou roubo/furto, o que fazer?

A primeira coisa que tem que ser feita é ir à uma delegacia e registre a perda ou roubo/furto, faça um Boletim de Ocorrência, ou o equivalente no país. Para isso, você vai precisar das informações do seu documento. Dessa forma, tire uma foto, com o celular mesmo, de todos os seus documentos (RG, carteira de motorista, passaporte), cartões de crédito e vouchers da viagem, os ingressos dos parques e mantenha no celular, envie para a nuvem ou envie para seu email.

Essas informações são importantes caso você perca um voucher, um documento ou um cartão de crédito.

Em seguida você tem duas opções: Solicitar um passaporte novo ou solicitar o ARB, que é uma autorização de retorno ao Brasil.

É preciso destacar que nem todas as cidades possuem embaixada ou consulado. Sendo assim, pesquise se na cidade que você está tem um consulado ou embaixada. Caso contrário, você vai precisar se deslocar até a cidade com um órgão consular mais próxima.

Quando pedir um passaporte novo e quando pedir o ASB

Passaporte

Caso você esteja no começo de uma viagem que inclui outros países, como uma Eurotrip, por exemplo, você vai precisar solicitar um passaporte novo. Para isso, entre em contato com o consulado ou embaixada mais próxima da cidade onde você está e eles te orientarão como agir. No Portal Consular do Ministério do Exterior, você pode encontrar todas essas informações que estou passando nesse port. Eu vou deixar o link do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores, onde você pode encontrar todas essas informações sobre emissão de passaporte no exterior.

Só uma observação: Órgãos consulares não abrem aos finais de semana e feriados e perda de passaporte não é considerado uma emergência… Emergência é somente uma situação que coloque em risco a vida do cidadão. Ou seja, a solicitação só poderá ser feita durante o horário de expediente e não por meio do plantão consular.

O que é preciso para pedir o passaporte no exterior

Esse processo de pedido de passaporte no exterior é muito burocrático, assim como é um pedido de passaporte comum, aqui no Brasil. Ou seja, você vai precisar apresentar vários documentos, formulário de solicitação de novo passaporte preenchido, foto, além do boletim de ocorrência e de um relatório de extravio que deverá ser preenchido, impresso e assinado. 

Além disso, você terá que pagar uma taxa (o dobro do valor dele aqui no Brail) e o passaporte ficará pronto em alguns dias. Esse prazo varia de acordo com a urgência e a época do ano, podendo ser entregue no mesmo dia ou levar até 15 dias… 

Alguns seguros viagem cobrem essas taxas, outros adiantam esse valor caso haja necessidade. Consulte se o que você contratou tem esse tipo de cobertura.

Vistos

Se você estiver no meio da sua viagem, ou, se for para outros destinos internacionais será necessário solicitar, além de um passaporte, novos vistos, caso o seu próximo destino exigir visto. Então, depois que o seu passaporte for entregue, você vai ter que ir nos consulados/embaixadas dos países que estão no seu roteiro. Perrengue master!


Viaje Conectado!

Sei que ainda não estamos podendo viajar, mas planejar sim! Então, se você está pensando em viajar para os EUA, não esqueça do chip do celular. Hoje em dia, viajar conectado é muito importante! Compre seu chip aqui


ARB

Já se o seu próximo destino for o Brasil, a melhor opção é uma ARB – Autorização de Retorno ao Brasil. 

A ARB é gratuita e pode ser solicitada pessoalmente na embaixada ou consulado. Entre em contato com o órgão consular para saber se essa ida precisará ser agendada. Por causa da pandemia, não está sendo permitida a entrada sem agendamento. A ARB tem validade de até 30 dias e só pode ser usada uma única vez.

O que é preciso para a ARB

Você vai precisar do boletim de ocorrência, de um documento comprobatório da sua nacionalidade brasileira (original e cópia), inclusive do menor, se estiver viajando com algum, do relatório de extravio do passaporte, do formulário eletrônico de solicitação de passaporte preenchido, uma fotografia recente que pode ser tirada em farmácias e mercados e cópia da passagem aérea.  E aí quando você chegar no Brasil, corre atrás do prejuízo. Como você vai precisar de um documento que comprove sua nacionalidade é bom viajar sempre com um documento além do passaporte, como o RG e a habilitação. Confira tudo o que você precisa para a emissão da ARB e do passaporte no site do Consulado Brasileiro em Miami.

Você deixa o passaporte no hotel ou anda com ele? Deixe nos comentários!

Se quiser mais dicas sobre a Disney e Outros Lugares incríveis, além de outras dicas de viagem, se inscreva no blog que assim que algum post for lançado, você recebe por email. Ah! E não de seguir o blog nas redes sociais!


Já segue o blog nas Redes Sociais?


Beijos, até o próximo e tenham um dia mágico!

Alguma dúvida? Elogio? Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: