Brasil, Outros Lugares Incríveis, Rio de Janeiro

Conheça a Fortaleza de São João, o local onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada

Olá viajantes, tudo bom? Sabemos que depois que esse período conturbado passar, o conceito de normalidade será atualizado. E será em todos os sentidos. Nosso dia a dia não será o mesmo, assim como nossas viagens também não. Seja por medo de passar muitas horas em um avião, seja pela desvalorização da nossa moeda e o dólar nas alturas, o turismo interno vai ter sua vez. E pensando nisso, foi criado o projeto “Famílias que viajam na sua cidade”, onde alguns de blogs de viagem e contas de Instagram, irão apresentar um cantinho da sua cidade, estimulando o turismo interno. Então, é com muito prazer, que apresento para vocês, a Fortaleza de São João, o lugar onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada. 

Nosso país é lindo demais e a cidade do Rio de Janeiro, apesar de todos os problemas, não é conhecida como “Cidade Maravilhosa” à toa. Aqui, temos locais belíssimos, com contato com a natureza e ricos em história. E a Fortaleza de São João reúne esses 3 quesitos. Vamos conhecê-la?

Fortaleza de São João, o lugar onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada

Não se pode falar na Fortaleza de São João da Barra do Rio de Janeiro, também conhecida como  Fortaleza de São João ou Forte São João, sem falar da cidade do Rio de Janeiro, já que suas histórias estão intimamente ligadas.

Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá desembarcou na antiga Praia Brava, hoje conhecida como Praia de Fora, fundando nesta data a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Um pouquinho de história

A expedição, tendo como líder Estácio de Sá, sai de Portugal e após uma turbulenta viagem, desembarca na praia, entre o Morro Pão de Açúcar e o Cara de Cão e cravam a Pedra Fundamental de posse de Terra com o Brasão da Coroa Portuguesa.

Eles assistem então, uma missa rezada pelo padre José de Anchieta e dão início a construção de uma posição defensiva, batizando-a de Reduto São Martinho. Nascia assim, a Fortaleza de São João. 

O Reduto São Martinho foi a base do embate com os Franceses. Depois de 2 anos de muita luta, na batalha de Uruçumirim, no Morro da Glória, o invasor é finalmente expulso do Rio de Janeiro. Foi nessa batalha, que Estácio de Sá foi mortalmente ferido. O fundador da cidade, levou uma flechada envenenada no rosto, e morre um mês mais tarde.

Por ordem de Mem de Sá, o núcleo de povoamento, antes na Fortaleza, foi transferido para o Morro do Castelo, juntamente com os restos mortais de Estácio de Sá, a Pedra Fundamental da fundação e a imagem de São Sebastião.  A cidade então, começa a se desenvolver.

Modernização da cidade

No início do séc XX, o morro do Castelo é demolido, para dará início a uma nova e moderna cidade, inspirada na urbanização de Paris. Um novo Rio de Janeiro começa a se desenhar, com a abertura da Av. Central, hoje Av. Rio Branco, no centro do Rio. E o que aconteceu com os restos mortais, a Pedra Fundamental e a imagem de São Sebastião? Hoje em dia estão na igreja dos Capuchinhos na Tijuca. 

Com o crescimento da cidade, cresce também a necessidade e aumentar a proteção da cidade. Em 1572, é erguido mais um reduto na Fortaleza de São João, o Reduto São Teodósio. A partir daí mais dois redutos foram construídos e em 1618, a Fortaleza se torna oficialmente Unidade Militar de Artilharia de Costa.

Em 1872, o Forte São José (mais uma unidade da Fortaleza), foi inaugurado, pessoalmente por D. Pedro II, onde já funcionava, desde 1855, a Escola de Aplicação do Exército, embrião da Escola Militar.

Hoje em dia a Fortaleza de São João é um sítio histórico que cultua, preserva e divulga a história, a cultura e os valores de conservação do meio ambiente. E está aberta à visitação, mediante agendamento. No local, funcionam o Centro de Capacitação Física do Exército, a Escola de Educação Física do Exército, a Escola Superior de Guerra, o Instituto de Pesquisa e Capacitação Física do Exército, a Comissão de Desportos do Exército, a Bateria Estácio de Sá, além de uma escola municipal que recebe o nome do fundador da cidade.

Como é a visita?

A visita, que leva cerca de 2 horas, é gratuita e conduzida por guias militares. Durante a visita o guia nos conta sobre a fundação da cidade, das lutas que aconteceram no local, além da história militar da Fortaleza, que foi passando por transformações e modernizações ao longo dos séculos.

Entrada do Museu Histórico

Vá com uma roupa confortável e tênis, porque se anda bastante e tem muita ladeira! É um sobe e desce danado rsrsrsr O Museu Histórico fica no Forte são João, localizado láááááaáá em cima! Juro que o sacrifício vale e o cansaço vai embora quando você olha a vista! Veja as fotos, e me diz se não vale!

Entre as atrações do forte, destacam-se: uma cela onde Tiradentes supostamente teria ficado detido no final do séc. XVIII, o marco de fundação da cidade que, visto de cima, forma uma cruz de Malta e o Portão da Armas da Fortaleza que foi tombado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

A Cruz de Malta – Marco do local da fundação da cidade

A fortificação recebe, atualmente, cerca de quatrocentos visitantes por mês e serviu, ainda, como cenário para as filmagens de novela como “Que rei sou eu?”(1989), da minissérie “O Quinto dos Infernos”(2002) e do filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”(1994).

Como agendar a visita

A visita pode ser agendada pelo telefone 21 2586-2291 e pelo Whattsapp 21 97295-5891. Em caso de chuva o passeio pode ser cancelado, informe-se pelo mesmo telefone.

Para maiores informações acessem o site do Centro de Capacitação Física do Exército.

Horários da visitação:

Manhã: 09:00 h

Tarde: 13:30 h

O que levar

Como disse antes, vá com uma roupa leve, tênis e não se esqueça do protetor solar e um chapéu! 

No local tem uma cantina, onde pode ser comprado lanche e bebidas.

Localização

A Fortaleza de São João está situada no agradável bairro da Urca, coladinho em um dos pontos mais cariocas da cidade: a mureta da Urca e o Bar Urca. Além é claro, do Pão de Açúcar, cerca de dois km dali. Outro ponto de interesse bem perto do local, é o Shopping Rio Sul. 

A famosa mureta da urca com o Corcovado ao fundo. Ô cidade linda!

Então, minha sugestão é fazer esses dois passeios no mesmo dia. Comece com uma visita no Pão de Açúcar, e à tarde o passeio no Forte. Você pode almoçar no Bar Urca, que tem um restaurante no andar de cima, mas fique de olho no horário! O passeio é 13:30! Em seguida, vá para a Fortaleza e termine o dia assistindo o pôr do sol na mureta com uma cervejinha gelada e um petisco  do Bar Urca. Mais carioca impossível! Uma outra opção é fazer o oposto e assistir o Sunset carioca de dentro do bondinho. Nada mal, né?

Pôr do sol visto da Praia de Fora

Como chegar na Fortaleza de São João

Se você optar ir de carro, pode estacionar no local gratuitamente. Para isso, haverá necessidade de um cadastro do veículo que pode ser feito na hora do agendamento da visita ou no próprio local.

Para ir de metrô, desça na estação Botafogo e pego o ônibus 513 Metrô Botafogo/Urca.

Mas como a cervejinha está incluída no roteiro sugiro fortemente ir de táxi ou Uber, pois além de não se preocupar onde estacionar, principalmente se for no Pão de Açúcar, não corre o risco do carro ficar na blitz da Lei Seca, que aqui no Rio, funciona mesmo!

Endereço:

Av São Luís Alvez, s/ nº – Urca

Já segue o blog nas redes sociais? Clique na imagem para os links.

Vocês conhecem a Fortaleza de São João? Se sim, deixem nos comentários o que acharam. Ah! Deixem sugestões de passeio na sua cidade. Vamos valorizar o turismo local e turistar pelo Brasil!

*Um agradecimento especial ao meu marido que tirou todas as fotos e colaborou com o post!*

Beijos e até o próximo!


Este post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “Famílias que viajam na sua cidade”. Confiram outras dicas de passeio nos outros posts dos blogs participantes. Estão demais!


(18) Comentários

  1. Noelia diz:

    Quantas histórias temos em nossos fortes. A Fortaleza São João é lindíssima. Saudades de turistar por aí, da última vez sentamos no restaurante e perdemos a hora apreciando a vista. Parabéns pelo post! Sou sua fã!

    1. Obrigada Noelia! Quando vier ao Rio, vamos turistas juntas!

  2. Mas qque projeto incrível, excelente para os tempos atuais! Parabéns aos idealizadores a e todos os participantes! Essa sua dica é incrível, conheço o RJ, mas nunca estive na Fortaleza. Sei que vou amar turistar novamente no RJ e poder conhecer a Fortaleza de São João, local onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada.

    1. O projeto é realmente incrível! Temos que valorizar nosso turismo. O Brasil é lindo demais e as dicas estão maravilhosas!
      Bjs!

  3. VERONICA RODRIGUES diz:

    Menina, estou me dando conta que eu não conheço nada de turismo do Rio de Janeiro. Quando tudo voltar ao “normal”, vou começar pela cidade maravilhosa. E já vou colocar o Forte na lista. Adorei as fotos, parabéns pelo post.

    1. Vem sim!!!! Vamos comer pastel na mureta!
      Bjs!

  4. ANGELA MARTINS diz:

    Eu não conhecia esse passeio! Eu adoro a Urca. Agora tenho um bom motivo para para voltar ao Rio de Janeiro. Adoraria conhecer a Fortaleza de São João. Super dica!

    1. Vem que eu vou adorar levar vocês!
      Bjs!

  5. Nathalia diz:

    Sabe que já estive no Rio muitas vezes e não fazia ideia que existia essa belíssima fortaleza! Eu adorei conhecer mais da história e agora fiquei com vontade de ver esse por do sol por lá

    1. Na próxima vez que você vier, não deixe de visitar e comer um pastel na mureta assistindo com por do sol!
      Bjs!

  6. Não conheço ainda a Fortaleza de São João, mas já estou doida para ir, fomos ao forte de Copacabana na ultima vez e gostamos bastante, esse parece ainda mais incrível! Obrigada pela dica! bjs

    1. O Forte de Copacabana também é lindo! O do Leme também vale a visita!
      Bjs!

  7. Que delícia de lugar! Ainda não conhecemos! Quero muito ir na nossa próxima visita ao Rio

    1. Quando estiver tudo liberado e vocês vierem ao Rio, não deixem de conhecer a Fortaleza! Ah, e a mureta também!
      Bjs!

  8. Ah o Rio de Janeiro sempre me encantando! Conheci apenas alguns pontos turísticos, mas adorei essa sugestão! Deve ser um passeio lindo demais!!

    1. Que bom que você gostou! O passeio é bem legal mesmo!
      Bjs!

  9. Com assim tem esse passeio na Fortaleza de São João e eu não sabia? Já estive tantas vezes no Rio de Janeiro e realmente nunca ouvi falar. É um tipo de passeio que com certeza faria com minha família. História e uma linda vista, perfeito.

    1. Vale muito a pena, Fabiolo!
      Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: