Informações Importantes, Planejamento

Seguro Viagem Mundial

            Olá, viajantes! Neste artigo veremos certinho o que é o seguro viagem mundial. Geralmente, as seguradoras separam o seguro viagem por destinos. Sendo categorias nacional e internacional. E, dentro do internacional, planos para os EUA, Europa e Mundial (todos os outros países, basicamente!).

Seguro viagem mundial, o que é?

            Antes de mais nada, precisamos dar nome aos bois. O seguro viagem é um contrato firmado entre uma seguradora e seu segurado. A partir de um baixo valor pago pelo segurado (chamado prêmio). Como previsto no contrato assinado, a seguradora pagará certas despesas que possam ocorrer. A mais comum em viagens são as despesas médico-hospitalares. Você já deve ter ouvido ou lido histórias sobre como o atendimento médico nos Estados Unidos é caro. Quando se viaja segurado, isso não é mais uma preocupação. Pois, se previsto no contrato, a seguradora pagará ou reembolsará as despesas geradas dos atendimentos médicos. Seja mundial ou nacional.

            Além das despesas médico-hospitalares. Seguros completos possuem mais coberturas. Por exemplo, coberturas relacionadas a atraso e extravio de bagagem. Interrupções ou cancelamento de viagens. Atraso e, bem como, cancelamento de voo. E, ainda, indenizações em casos de acidentes ou morte. 

            Todas as coberturas disponíveis, bem como seus respectivos valores, estarão presentes nas condições gerais. Além disso, nelas estará previsto tudo o que é e não coberto (cláusulas de exclusão).

Por que contratar um seguro viagem mundial?

            O seguro viagem é um item que deveria estar na checklist de todos os viajantes. Mesmo em países onde ele não seja obrigatório. Um plano mundial te protegerá contra possíveis contas de hospitais de valores exorbitantes. Bem como, poupará muita dor de cabeça em problemas menores. Problemas que podem arruinar qualquer uma das viagens!

            Contratar um seguro viagem mundial antes de viajar, é algo muito inteligente de se fazer. Com o baixo custo dos prêmios, sua saúde e sua vida financeira estarão protegidas. Dessa forma, o dinheiro que seria gasto em despesas no exterior, pode ser investido em outra coisa, por exemplo, mais viagens!

Diferenças do seguro viagem mundial

            A diferença do seguro viagem mundial varia em cada seguradora. Como já foi mencionado, ele é separado em dois blocos. Nacional e Internacional.

            Os planos nacionais valem somente para viagens dentro do Brasil. Já o internacional varia entre os destinos. Como também já mencionado, geralmente o internacional é separado por EUA, Europa e “resto”. Mas por que isso?

            Bem, EUA o atendimento médico nos EUA é extremamente caro. Pra isso, os prêmios dos seguros tendem a ser maior que os dos demais planos. Os da Europa geralmente são criados pensando no tratado de Schengen. Países que fazem parte do tratado têm como obrigatoriedade o seguro viagem com certas obrigatoriedades de coberturas. Por exemplo, cobertura mínima para despesas médico-hospitalares de, no mínimo, 30 mil euros ou equivalente em outras moedas. 

            Por fim, o “resto”, ou o Mundial, cobre os demais países. Ásia, Oriente-médio, Américas (com exceção dos EUA), etc. 

            Agora, têm uma peculiaridade. O plano Europa não funciona no EUA, nem o mundial no EUA ou na Europa. Entretanto, os planos EUA funcionam na Europa (caso tenha as coberturas mínimas necessárias pro Tratado de Schengen). Bem como, funciona em outros países. Canadá, México etc… A exceção, seria o plano nacional. Este vale somente no Brasil.

E quando contratar o seguro de viagem mundial?

            Antes de mais nada, o seguro deve ser contratado sempre antes da viagem se iniciar. Se dá por início a data do primeiro embarque. Sendo assim, opte também em contratar junto com a compra das passagens aéreas. Diversos dos seguros possuem coberturas em casos de cancelamento por motivos de força maior! Por exemplo, falecimento ou internação.

            Agora, o plano a ser contratado depende do país que será visitado. Austrália? Contrate o mundial. Alemanha? Contrate o Europa.

            Mas e se for viajar por vários destinos? Por exemplo, Marrocos e daí Espanha? Neste caso contrate o seguro viagem Europa. Ele também será válido no Marrocos, e atende as especificações do Tratado de Schengen.

            E caso eu vá fazer uma volta ao mundo? Ah, nesse caso, se essa volta ao mundo contar com uma parada nos Estados Unidos. Contrate um plano EUA! Este valerá pra todos os países do mundo. Algumas seguradoras, no entanto, criam ainda mais planos pra viagens com vários destinos. 

            Neste caso, o Vital Card, por exemplo, descomplica a vida de todo mundo. Ele se mantém bem simples com o seguro viagem separado nos seguintes planos; Brasil, Europa, EUA e Mundial. Não há outros planos específicos para América Central, Oceania ou Ásia. Todos estes entram no quesito Mundial. Acesse o site do Vital Card clicando aqui.

Que cobertura o seguro mundial deve ter?

            A primeira cobertura, e mais óbvia de todas, que todos possuem; é uma cobertura de despesas médico-hospitalares. Entretanto, os valores dessa cobertura variam muito! Geralmente elas são calculadas em três moedas, real, dólar e euro. Por exemplo, uma operadora do seguro viagem pode ter coberturas de 30, 60 e 120 mil dólares. Quanto a outra pode ter de 15, 30 e 50 mil. O valor recomendado varia muito de pessoa pra pessoa e, também, do tempo da estadia. Em viagens longas, opte por coberturas maiores! Já está na melhor idade ou tem algum problema prévio de saúde? Também opte por coberturas maiores.

            Lembre-se que um bom seguro viagem, mundial ou qualquer outro, é bom contratar um plano bem completo. Dessa forma, você estará protegido de diversas formas. Não somente sua saúde, mas também bagagens. Além disso, diversos dos seguros contam com assistências pra te auxiliar em viagens. 

            Caso queira saber mais sobre os seguros e suas coberturas. Leia este artigo https://blog.vitalcard.com.br/seguro-viagem-internacional/.

            Por fim viajantes, ótimas viagens a todos vocês! E pra garantir isso, contrate um bom seguro viagem.


Siga o blog também nas redes sociais!


Beijos e até o próximo! Tenham um dia mágico!

Está planejando sua viagem para a Disney quando as fronteiras reabrirem? Saiba onde se hospedar em Orlando neste post.

            

(11) Comentários

  1. Oi Dani. Bem interessante este post, as definições e explicações sobre Seguro Viagem Mundial. Eu não Conhecia e agora rever meus conhecimentos e práticas na aquisição de seguros viagem. Obrigada.

  2. É sempre bom conhecer um novo seguro de viagem. Na hora de viajar sempre procuro comparar para escolher o mais conveniente para as minhas condições de viagem e para o lugar que vou. O segundo mundial de viagem parece uma solução interessante. Na próxima vez que viajar vou incluí-lo em minhas análises.

  3. Excelente seu post sobre seguro viagem mundial. Acho de suma importância e nunca viajei sem essa segurança. Mesmo que não fosse exigido pelo pais destino, sempre fiz o meu.

  4. Bem esclarecedor seu post sobre o seguro de viagem mundial, mesmo viajando e sempre contratando seguro nunca tinha me atentado à isso.

  5. Também acho muito importante viajar com um bom seguro viagem e o Seguro Viagem Mundial é bastante completo, não pode mesmo faltar na bagagem de mão dos viajantes mais prevenidos. Sou dessas!!!

  6. Nossa quando eu vi Seguro Viagem mundial achei que fosse um seguro para viagens de volta ao mundo hahahhaa. Conheço apenas como Seguro viagem. Eu não fazia ideia que o nome correto era seguro viagem mundial. Vivendo e aprendendo hehehe. Beijos

  7. Muito boa essa dica! Não da mesmo para viajar para nenhum lugar do mundo sem contratar um bom seguro viagem!

  8. Lilian Azevedo diz:

    Olá, muito esclarecedor esse post sobre seguro viagem mundial. Eu só viajo com seguro mas antigamente usava aqueles seguros de cartão de crédito. Já precisei usar 2 vezes e foi muito tranquilo saber que estava com seguro de viagem. beijocas

  9. As pessoas precisam entender bem sobre o seguro viagem, pois acho que às vezes não contratam (em países que permitem) pela falta de conhecimento e achar que vão gastar dinheiro a toa (uma pena).

  10. ANGELA MARTINS diz:

    Ahh, viajar com um seguro é fundamental. Adorei as informações sobre seguro viagem mundial. Vão me ajudar na próxima contratação.

  11. Que interessante saber mais sobre o seguro viagem da Mondial. Nós, como viajamos por muito tempo, nunca buscamos essa opção mas está na lista de decisões para a próxima viagem e esse post vai ajudar demais. Obrigada!

Alguma dúvida? Elogio? Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: