Califórnia, Outros Lugares Incríveis

Pasolivo: Deguste azeites deliciosos (e veja como são feitos!) na linda Highway 1

Olá viajantes, tudo bom? Aqui em casa, todos amam azeite e quando estava fazendo o roteiro da nossa primeira road trip na Califórnia, descobri o Pasolivo Ranch, um rancho produtor de azeitonas e consequentemente, azeites e todos os produtos derivados. Imediatamente, incluímos essa parada e fizemos nosso primeiro turismo de experiência! Vem comigo conhecer o Pasolivo e deguste azeites deliciosos (e veja como são feitos!) na linda Highway 1.

Turismo de Experiência. Você sabe o que é?

O Turismo de Experiência é um conceito de turismo que busca valorizar experiências autênticas que fujam do tradicional ( e ótimo!) binômio contemplação + descanso, seja aprendendo algo novo, vivendo algo inusitado, saboreando os prazeres da mesa ou ainda se hospedando em uma comunidade típica ou um hotel diferente como um iglu. Ou seja, tudo que vai trazer uma sensação única, que vai proporcionar uma experiência marcante, que vai trazer uma imersão aos costumes e tradições de um povo ou local.

O turismo de experiência existe há muito tempo, mas agora está ganhando mais notoriedade e divulgação. E nossa experiência no Pasolivo Ranch é um exemplo de turismo de experiência.

Califórnia: estado dos vinhos?

A Califórnia é conhecida, além das suas praias e belezas, pelos vinhos que produz. Napa Valley e Sonoma Valley são conhecidas regiões vinícolas no norte do estado, pertinho de São Francisco. Além dessas regiões, ao fazer uma road trip pela Highway 1, nós passamos por várias cidadezinhas produtoras que podem ser incluídas no roteiro.

Só que a Califórnia não produz somente vinhos de qualidade, ela também produz excelentes azeites. E quando estava planejando nosso roteiro, resolvi colocar um lugar que a minha filha pudesse participar da degustação também. Apesar de algumas vinícolas aceitarem crianças, elas obviamente, não poderão participar da degustação.

E foi assim que Pasolivo entrou na nossa viagem. Já conferiram nossas dicas de Paradas Imperdíveis na Highway 1: De LA a São Francisco em 3 dias.

O que é o Pasolivo Ranch

Como disse acima, o Pasolivo é um rancho com oliveiras e produtor de azeites e vários outros produtos que levam esses ingredientes nas suas fórmulas.

O que me chamou a atenção é que além de podermos conhecer as oliveiras, há um moinho na propriedade, onde aprendemos, e vemos, como o azeite é feito. E dependendo da época do ano, você pode até ver a colheita sendo feita.

Pasolivo: Deguste azeites deliciosos (e veja como são feitos!) na linda Highway 1

Degustação de azeites e produtos

No rancho há uma sala (tasting room) para degustar todos os produtos produzidos no local. Não só degustar, como também experimentar, já que também são feitos cosméticos e produtos de higiene e beleza. Tudo com azeite como principal ingrediente, é claro!

Além desses produtos, estão à venda também vinagres balsâmicos, temperos, sais, velas e pratinhos para colocar o azeite. Tudo produzido nas cidades vizinhas.

Quando nós fomos, havia uma senhorinha (estilo vó, bem fofa) simpaticíssima e muito querida que nos mostrou todos os produtos e suas harmonizações. E olha, vou contar uma coisa para vocês, não sabia que existiam tantos tipos de azeites e azeitonas assim! Eles produzem tipos de azeites diferentes, derivados de tipos de azeitonas diferentes. Cada um possui um sabor, acidez, picância e claro, uma indicação e sugestão de harmonização. Além, dos azeites que são aromatizados e saboreados com ervas, limão, alho, pimentas… O céu é o limite!

Saiba como são feitos os azeites

Em uma área de mais de 140 acres, as oliveiras são plantadas de forma orgânica e sustentável. São 10 espécies de azeitona cultivadas no local que são colhidas manualmente e processadas na propriedades imediatamente após a colheita. Essa filosofia “tree-to-table”ou “do pé para a mesa”, gera muito orgulho à marca e prêmios também.

Eles fazem questão de ressaltar a pureza e qualidade dos seus azeites, já que há muito azeite vendido por aí que é “batizado”com outros tipos de óleo.

Se você tiver curiosidade de ver como o azeite é feito, são oferecidos tours diários à prensa/moinho das 10:00 às 17:00. Basta perguntar na sala de degustação do rancho. Além disso, dependendo da época da sua visita, você pode participar da colheita anual.

Pasolivo Ranch: Horário e preço

O tasting room está aberto diariamente das 11:00 às 17:00 horas e é cobrado uma taxa de US$ 5,00 por pessoa. Essa taxa é relativamente nova, quando fomos não era de graça, até me surpreendi.

Para grupos de até 8 pessoas não precisa de agendamento, nem para a degustação, nem para o tour.

Para agendamento ligue 805-227-0186 ou envie um email para info@pasolivo.com.

Downtown Paso Robles

Além da sala de degustação no rancho, eles abriram recentemente uma no centro da cidade.

No centro da cidade, eles funcionam de Segunda à Sábado, das 10:00 às 18:00 e aos Domingos de 10:00 às 17:00.

Não é cobrada nenhuma taxa, mas a oferta é menor. Também há necessidade de agendamento para grupos maiores de 8 pessoas

Onde fica o Pasolivo Ranch

O Pasolivo Ranch fica em Paso Robles, uma cidadezinha grudada em Cambria, onde pernoitamos nessa viagem. Recomendo muito a visita de vocês forem fãs de azeite e quiserem fazer um passeio diferente, o chamado.

Eles possuem duas salas de degustação. Uma fica no rancho e a outra no centro da cidade de Paso Robles.

Endereço

Pasolivo Ranch

8530 Vineyard Drive, 
Paso Robles, CA 93466
Telefone: 805.227.0186

Downtown Paso Robles

1229 Park Street  
Paso Robles, CA 93446
Telefone: 805.226.8800

Curiosidades

  • A diferença entre a azeitona verde e preta é o seu grau de maturação. O momento ideal para iniciar a colheita é quando 50-60% dos frutos da árvore estejam quase totalmente maduros.
  • A produção de uma única árvore varia de acordo com seus anos de vida. Quanto mais jovem, menos frutos, quanto mais velha, mais frutos. A média é de 30-50 Kg por árvore.
  • O processo de fabricação do azeite ocorre no frantoio, onde a prensagem não deve ultrapassar 48 horas da colheita. São necessários cerca de 5-6 Kg de azeitonas para a produção de um litro de azeite.
  • O nome do especialista em azeite é “catadores ou provadores” (na Espanha e Portugal) e “assagiatores” (na Itália).

Siga o blog também nas redes sociais!


Gostaram? Que tal incluir no seu roteiro da Highway 1?

E vocês, já fizeram algum tipo de turismo de experiência? Conta aí nos comentários!

Beijos e até o próximo!

Quer conferir outros posts sobre Turismo de Experiência? Então, se liga nesses blogs maravilhosos!


Vivendo Tudo AgoraTurismo rural: minha primeira experiência em Domingos Martins/ES.

NósdoispelomundoTurismo de Experiência Caminhos de Pedra na Serra Gaúcha 

Experiência BarbaraTurismo animal: experiência ou exploração?

Só Penso em ViajarAmazônia, viva essa experiência: dicas e roteiro

(10) Comentários

  1. Que achado maravilhoso para a sua trip pela Califórnia! É muito bacana passar por esse tipo de experiência e conhecer todo os processo de produção até o produto final! Ótima dica para quando estivermos indo a Califórnia! Adorei o seu texto “Pasolivo: Deguste azeites deliciosos (e veja como são feitos!) na linda Highway 1”.

  2. Mairim Serafini diz:

    Dica top!! nunca teria pensando em fazer uma degustação de azeites na highway se não fosse por esse post. Dica anotada. quando conseguir ir pra Highway quero fazer esse tour.

  3. Verônica Rodrigues diz:

    Daaaaani! Eu precisava ter lido seu post em 2014. Estivemos na Califórnia, na região da Napa Valley neste ano. A Califórnia é muito mais que a cidade de San Francisco. E seu post é o primeiro que leio sobre esse programa. Eu teria adorado a degustação de azeites, com certeza. Quem sabe numa próxima? Hehehe

  4. Noelia Souza diz:

    Uau! Que incrível esse Pasolivo! Com certeza íamos amar conhecer! Não sei se vcs já conhecem a loja de azeites em Winter Garden. Anote aí, vai se apaixonar. Adorei suas dicas, amiga já te falei que sou louca pra fazer essa Road Trip né ?! Aí está mas um motivo porque tb amamos azeites.

  5. bacortat diz:

    Já fiz degustação de azeites e vinagres balsâmicos em Mendoza e foi uma experiência muito gostosa e interessante. Assim como você, a recomendo. Tá aí mais um ponto que irei incluir no meu roteiro pela linda Highway 1!

  6. PAMELA diz:

    Nossa, não tinha ideia que existia um lugar para degustação de azeites!
    E fiquei surpresa com a produção de cosméticos com azeite.
    Obrigada por compartilhar!

  7. Hebe C diz:

    Adorei saber mais sobre degustação de azeites. na minha concepção a California era mesmo mais conhecida pelos seus vinhos kkkkk. Meu marido vai amar seu post, ele é o rei do azeite. hahaha

  8. Angela Martins diz:

    Amei essa dica de turismo de experiência em Pasolivo, na Califórnia. Eu adoraria degustar azeites deliciosos e ver como são feitos nessa linda Highway. Já vou salvar esse lindo post aqui!

  9. Nathalia Geromel diz:

    Isso que eu chamo de turismo de experiência!! Sou apaixonada por azeite e confesso que fiquei com muita vontade de conhecer esse local! Não sabia que essa região também produzia bons azeites!! Adorei essa degustação

  10. Juliana Rossi de Souza diz:

    Eu adoraria desgustar azeites, amooo! Na Espanha paramos na estrada e provamos azeitona do pé, quase morri de tão ruim…kkkk queria ter degustado azeite la mas não conseguimos agendar.

Alguma dúvida? Elogio? Deixe seu comentário!