Planejamento

Passaporte e visto precisam ter 6 meses de validade na data da viagem? Descubra agora!

Olá  viajantes, tudo bom? Passaporte e visto precisam ter 6 meses de validade na data da viagem? Essa é uma grande dúvida quando se está planejando uma viagem, principalmente, se for para os EUA, a imigração mais temida do mundo! rsrsrs Mas qual é a resposta, afinal? Será que o passaporte e visto precisam ter 6 meses de validade na data da viagem?

Meu passaporte precisa ter 6 meses de validade na data da minha viagem?

Bem, vamos por partes… É fato que alguns países exigem uma validade “extra” de 6 meses do seu passaporte, a contar da data da sua volta de viagem. Exemplo: você viaja do dia 10 ao dia 20 de janeiro, então alguns países costumam exigir que seu passaporte esteja válido até 6 meses após sua volta, ou seja, ele deve valer até 20 de julho, ou você poderá ter sua entrada proibida na imigração. Mas isso não vale para os Estados Unidos, o nosso principal destino das viagens. E por que isso? Normalmente, os EUA exigem que o passaporte esteja válido por 6 meses além da data da sua estada por lá, mas eles abrem uma exceção a cidadãos de alguns países pertencentes ao chamado “Six Month Club”, do qual o Brasil felizmente faz parte. Então pra você conseguir entrar nos EUA, seu passaporte deve estar válido por todo o período da sua viagem por lá, sem, no entanto, ser exigida a validade “extra” de 6 meses. Dessa forma, sua data de volta deve ser dentro da data da validade do seu passaporte. Se quiser conferir ainda quais são os países que fazem parte do Six Month Club, clique aqui. Caso você viaje aos EUA com seu passaporte com menos de 6 meses pra vencer, o máximo que pode ocorrer é o oficial da imigração limitar o prazo da sua estada à data do vencimento do passaporte, e não aos 6 meses de praxe. Aliás, repare no carimbo que o oficial da TSA coloca no seu passaporte. Ele tem a data limite para sua estadia no páis naquela viagem. Não é porque o visto vale por 6 meses que o oficial vai te dar 6 meses por lá!

E quanto ao visto americano, vale essa mesma regra?

Na verdade, para o visto nunca foi exigida essa validade “extra” de 6 meses, as pessoas é que costumam confundir. O que ocorre é que seu visto deve estar válido até a data em que você estiver requerendo sua entrada lá, até porque ele não é garantia nenhuma de que sua entrada será admitida. Quem permitirá ou não que você entre no país é o oficial da imigração, que dirá ainda quanto tempo você pode permanecer por lá (limitado ao prazo máximo de 6 meses). Para confirmar essa informação e dormir mais tranquilo, veja o que está escrito no próprio site da Embaixada dos EUA no Brasil: “Não é necessário renovar o visto seis meses antes da data de sua expiração. (…) Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA não poderá ser superior à data de expiração do passaporte”.

E se meu destino for a Europa?

Em julho de 2013 houve uma mudança nas regras para a entrada nos países pertencentes ao chamado “Tratado de Schengen”. Atualmente, a lista de países que formam o Espaço Schengen inclui: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça. A partir desta data, houve uma mudança e passou-se a exigir que o passaporte tenha validade de 3 meses além da data da estada na Europa. Ou seja, a data de validade do seu passaporte tem que ser, de no mínimo, 3 meses depois da data do seu retorno ao Brasil. Se sua viagem for para algum país que não faça parte do Tratado, como por exemplo a Inglaterra, essa exigência dos 3 meses não é válida.

E o visto Europeu?

Como os países da Europa têm regras diferentes quanto a esse assunto, farei um post dedicado aos vistos.

Então, o que fazer?

Sou meio paranóica com essas coisas de documentação. Estou sempre de olho na validade do passaporte e do visto (confiro inúmeras vezes!) e nunca renovo com menos de 6 meses para vencer. Pra quê correr risco de estar com um passaporte pra vencer e de repente mudarem as regras e acabarem atrapalhando seus planos de viagem? Conheço algumas pessoas que descobriram que a validade do passaporte tinha vencido na data da viagem! Quase que acabou em divórcio! Juro! E você, já viajou com o passaporte pra vencer? Deu tudo certo? Conte-nos tudo! 🙂

Lembretes!

Quer um roteiro feito especialmente para você e sua família? Peça uma cotação por email. Fique conectado na sua viagem! Compre aqui o seu chip da Easy Sim 4U. Não esqueça o seguro viagem! Cote aqui. Vai viajar para a Europa? Confira esse post sobre o Tax Free. Beijos e até o próximo!

Alguma dúvida? Elogio? Deixe seu comentário!