O que fazer em Gramado com Crianças?

Por - Categoria: Brasil, Gramado, Rio Grande do Sul, Sem categoria

Que Gramado (e Canela) é uma cidade turística muito bonita, todos sabem. Mas muitos se perguntam se Gramado é uma cidade para adultos ou Crianças. No post a seguir, vou contar um pouco da minha experiência do que fazer em Gramado com crianças.

img_4577

No último feriado, estive em Gramado por 4 noites. Aproveitei a época do Natal Luz, o feriado prolongado, e fui com minha família (uma criança de 7 anos) aproveitar as delícias da Serra Gaúcha.

Para chegar lá, voamos Azul de Guarulhos até Porto Alegre, de onde aluguei um carro (LOCALIZA) e segui até gramado via Nova Petrópolis. Foi tudo tranquilo.

A cidade de Gramado é muito bonita e agradável. O centrinho, localizado no entorno da Avenida Borges de Medeiro, é onde ficam os hotéis, restaurantes e lojas mais badalados.

Nesta região, todas as ruas são zona azul, mas encontramos máquinas que vendem cartão em toda esquina. Atenção, aceitam somente moedas.

img_20161115_205725407

Uma outra curiosidade sobre a cidade é que no centro não encontramos nenhum semáforo (sinaleiro / farol). As avenidas principais possuem muitas rotatórias que servem para que os carros diminuam sua velocidade. Além disto, diferente da maioria das cidades que visitamos no Brasil, todos os carros param para que os turistas atravessem na faixa de pedestre.

Na região central estão localizados alguns pontos famosos da cidade como a Rua Coberta, a Igreja Matriz de São Pedro, o Palácio dos Festivais, o Largo Borges, a Fonte do Amor Eterno, a Praça das Etnias e a Praça Major Nicoletti.

Rua Coberta

Um dos pontos mais visitados da Cidade de Gramado. Localizada em frente ao Palácio dos Festivais de Cinema, a Rua possui 100 metros de comprimento, e é conhecida assim, por ser coberta por um telhado de vidro.

A Rua interliga duas importantes avenidas da cidade, mas em seu trecho não passam carros. Por aqui temos uma vasta opção de restaurantes com mesinhas na rua, além de lojas e chocolaterias.

Os principais eventos da cidade sejam de Moda, Automóveis ou Natal, acontecem aqui.

Acesso livre.

img_4392

 

Igreja Matriz São Pedro

Além de um símbolo religioso, a Igreja Matriz é um ponto turístico da cidade de Gramado. Localizada no principal ponto da cidade, a Matriz chama atenção por ser toda construída em pedra basaltica.

O interior da Igreja possui um colorido especial formado pela iluminação atraves dos vitrais que mostram a vida do Apóstolo Pedro ao lado de Crsito.

Do lado de fora, em frente a Igreja, um piso que simula vitrais e esculturas também chamam a atenção.

Em época de festas de Natal, um grande presépio dourado compoe o cenário.

img_4358

Fonte do Amor Eterno

Localizada na lateral da Igreja Matriz, a Fonte do Amor Eterno, segue tendencia de várias cidades do Mundo onde casais apaixonados utilizam cadeados como simbolo de amor inquebrável.

Gramado é uma cidade muito procurada como destino de Lua de Mel, e exatamente por isto nos últimos anos, a Fonto encheu-se de cadeados representando o amor destes casais.

img_5386

Palácio dos Festivais

No Palácio dos Festivais, acontece o maior festival de cinema da America Latina. Aqui, os melhores filmes latino-americanos são premiados com o kikito (troféu).

Durante o festival, muitos artistas famosos e toda a imprensa nacional passa por aqui.

Durante o ano, o Palácio exibe filmes em seu interior. Durante o período de Natal Luz, o prédio abriga a bilheteria do eevento, e parte da estrutura do Show de Acendimento.

img_4378

Canela

A cidade vizinha a Gramado, é um pouco menor e mais acanhada, mas também merece uma visita e oferece passeios muito interessantes.

O trajeto Gramado – Canela acontece em uma avenida com lojas, museus e atrações, que para o turista, não consegue nem mesmo identificar onde começa uma, e onde termina a outra.

Cerca de 10 minutos de carro ligam o centro das duas cidades.

img_5290

Natal Luz

O evento que em 2016 está na sua 31º edição, recebe mais de 2 milhões de turistas de Outubro a Janeiro.

Em comemoração às festas de Natal, uma série de shows e desfiles, acontecem espalhados pela cidade, além de uma linda decoração.

Fomos nos seguintes eventos: Eu Sou Maria, Grande Desfile de Natal, Show de Acendimento, Parada de Natal, Árvore Cantante e Show Rua Coberta.

Vou contar detalhadamente sobre cada um dos eventos, em um post exclusivo sobre o Natal Luz.

Passeios:

Abaixo estão todos os passeios que fiz com minha filha e recomendo. Clicando em cada um deles, vocês terão informações detalhadas. (Nos próximos dias, publicaremos cada um dos passeios. Acompanhem)

img_4552

Comidas:

Estar em Gramado é fazer um verdadeiro spa de engorda. O clima frio, mesmo durante o verão, abre o apetite, e as tradições oferecem muita comida gostosa. (Nos próximos dias, publicaremos cada um dos restaurantes. Acompanhem)

Aqui eu conto um pouco dos principais restaurantes que fomos, e nossa experiência:

img_20161115_190105303

 

******************

Algumas pessoas me perguntam se não fica corrido fazer tanta coisa. Não!

Uma dica que eu dou, é colocar todos os pontos de interesse em um mapa. Dessa maneira, conseguimos separar os passeios por dias e proximidades, otimizando tempo e deslocamento.

Parece que fizemos muita coisa, mas a cidade tem muitas opções de programas. Já queremos voltar para conhecer mais pontos e contar tudo aqui.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre Gramado.

Até a próxima!

 

DICA IMPORTANTE: Voltagem 220V

bonecas-logo

Comments

comments

Fabiana

Natural de Santos/SP, estatística, professora, mãe, desde criança acostumada com muitas viagens, fizeram de mim uma apaixonada pelo assunto, sempre pronta para o próximo destino. E entre um destino e outro, porque não intercalar a Disney.

Veja mais postagens desse autor →