Programas de Milhagens – Como utilizar?

Por - Categoria: Companhias aéreas, Planejamento, Sem categoria

Apesar do grande crescimento nos últimos anos da utilização dos programas de milhagens, o assunto ainda é cheio de incógnitas para várias pessoas.

Alguns viajantes dizem que é impossível conseguir juntar pontos, ou utilizar as milhas acumuladas.

Afim de explicar um pouco o funcionamento do programa de milhas, resolvemos escrever este post com alguns pontos essenciais.

Quer saber mais? Então apertem os cintos e vamos lá!

000001_aviao

O programa de milhas, surgiu como característica de fidelização de clientes. Desta maneira, aqueles clientes fiéis, que utilizassem muito a cia aérea, era premiado com milhas e consequentemente uma recompensa.

O programa surgiu na cia norte-americana Pan Am, que premiava seus passageiros com um bilhete, a cada 3 viagens de mesmo tamanho. Ou seja, recompensa de 25% de desconto. O programa teve tanto sucesso (entre os passageiros) que a companhia aérea quebrou por erro de cálculo.

Programas de Milhagens Atualmente

A grande maioria dos programas vigentes nos dias atuais, o passageiro deve previamente estar inscrito no programa (em muitos a própria inscrição já acumula pontos), e conforme voa utilizando a companhia, soma pontos correspondentes a distancia percorrida. Quanto mais se voa, mais pontos se acumulam. Princípio da Fidelidade.

Cada programa possui suas regras específicas, mas é necessário um acumulo mínimo para que possa ser feita a troca. A quantidade de pontos necessários, varia de acordo com o destino e época do ano (baixa temporada, menor quantidade de milhas). Lembramos também que estes pontos expiram se sua conta não for movimentada (acumulo, compra, venda) em um determinado período, que na maioria das cias é de 24 meses.

Assim como outros programas de relacionamentos, os clientes são classificados em categorias que oferecem outros benefícios como check-in antecipado, sala vip, bagagem extra. Quanto mais pontos você acumular em um período, mais alta será sua categoria.

Existem outras maneiras de acumular milhas?

Sim. Além das tradicionais milhas voadas, uma maneira bastante comum para acumulo é a utilização de cartões de créditos.

Os cartões premium como Black, Infinite e Platinum são os mais vantajosos no momento de acumular R$ gastos em pontos para programas de milhas, além de oferecer benefícios como seguro viagem, sala VIP e etc. Para consultar as comparações mais detalhadas entre diferentes cartões, sugerimos esta analise realizada pelo Melhores Destinos.

Os pontos do cartão também expiram (a partir de um ano), portanto fique atento para fazer a transferência para o programa de milhagem antes do vencimento.

Outros cartões / bancos oferecem seu próprio sistema de troca de pontos, onde o passageiro troca os pontos diretamente via cartão, optando pela cia que mais lhe interessar naquele trecho.

Além da troca de pontos de cartão, cada vez mais os programas de fidelidade oferecem parceiros para soma de pontos. A maioria destes parceiros são hotéis, locadoras de carros, estacionamentos, postos de gasolina, e até algumas empresas de compras online. Para conhecer a lista completa de parceiros, você deve consultar cada programa de milhagem.

Por fim, também é possível aumentar os pontos acumulados em ações direto com as cias aéreas, seja comprando ou transferindo pontos. É comum as empresas lançarem promoções (por tempo limitado) vantajosas para compras de pontos.

promo milha

Como tornar um programa de milhagens compensador?

Para que seus pontos cresçam de maneira a torná-los vantajosos, a dica é concentrar seus pontos em apenas um, no máximo dois programas de viagens. Desta maneira, o acumulo de pontos será maior e mais rápido, e o controle bem mais fácil.

A pergunta que você deve responder é: qual cia aérea de maior frequência? Qual cia trabalha com destinos que eu gostaria de conhecer?

Escolhido o(s) programa(s), não esqueça de alguns pontos importantes:

  • Confira frequentemente o seu extrato acompanhando o crédito das milhas;
  • Acompanhe assiduamente a validade dos pontos para não perde-los;
  •  Programe a viagem com antecedência, assim consegue melhores trocas;
  • Priorize trechos longos e/ou internacionais, a troca costuma ser mais vantajosa;
  • Assim como as passagens, a conversão milhas X bilhete, também sofre alterações de acordo com datas e horários de voos. Simule diferentes situações;
  • Leia atentamente sobre cancelamento. O cancelamento de bilhete emitido com milhas costuma ser mais prejudicial do que o bilhete comprado. (Achou que não dava pra ser pior?!)
Empresas Nacionais (Brasil)

Todas as cias aéreas brasileiras possuem seu programa de milhagem com características próprias.

Multiplus – É o programa de fidelidade da TAM. Neste programa, além de pontos voando e no uso do cartão, é possível pontuar através de algumas empresas como Postos Ipiranga, Accor Hotels, PontoFrio.com, Booking e vários outros. Para maiores detalhes acesso o site do programa.

Smiles – Antigo programa de milhas da Varig, foi absorvido pela Gol. Algumas empresas parceiras são Localiza, Editora Abril, Magazine Luiza, Fast Shop, entre outras. Possui também grandes parceiras aéreas internacionais como Delta e Copa Airlines. Para maiores detalhes acesso o site do programa.

Tudo Azul – É o mais novo programa de milhagens nacional. O programa vem crescendo muito, principalmente com o crescente número do voos internacionais da empresa como EUA e Europa. O acumulo de pontos depende da categoria no programa que o cliente está inserido. Com parceiros bastante parecidos com o programa Smiles, podemos citar alguns como Hertz, MagazineLuiza.com, e Editora Abril. Tem como principal cia parceira a americana United. Para maiores informações clique aqui.

Amigo – Talvez o programa menos conhecido, o Amigo é o programa de milhas da Avianca Brasil. Alguns parceiros conhecidos são a Hertz e Polishop. Conheça mais aqui.

É possível fazer intercambio de milhas entre alguns programas?

Sim e não. Não é exatamente um intercâmbio de milhas, mas existe as alianças aéreas que unem em um mesmo programa diferentes cias, normalmente, nunca concorrentes diretas no país.

Acima falamos das cias parceiras. Por exemplo, com pontos do Tudo Azul, eu posso emitir um bilhete da United. Ou com pontos Smiles, eu emito um bilhete na Delta ou Air France.

No caso das alianças, além da emissão do bilhete, é possível acumular pontos voando em uma cia do mesmo grupo. Note, não falamos de transferência de milhas entre programas. O que eu quero dizer aqui é que você pode voar pela American Airlines e, ao invés de acumular pontos no AAdvantage (programa da cia), acumular no Multiplus, programa de outra cia (TAM) que faz parte da mesma aliança, no caso: One Wolrd.

Veja as pricipais alianças e algumas cias integrantes:

Star Aliance – Voando por cias como Avianca, Copa, Lufthansa, TAP, United, …

One World – TAM, LAN, American Airlines, Qatar, Iberia, …

oneworld-banner

SkyTeam – AirFrance, AeroMexico, Delta, KLM, …

Como emitir o bilhete aérea?

Pontos acumulados, chegou a hora da emissão. A maioria dos programas oferece a opção pelo site ou por telefone. Eu particularmente, gosto de pesquisar via site, ver todas as opções, e depois fechar pelo telefone.

Na tela abaixo, do programa AAdvantage, você seleciona o dia da viagem, visualizando o valor mais barato encontrado naquele período, naquele dia.

 milhas1

No programa tudo azul, já visualizamos as opções de pontos por horário do voo.

tudo azul

Cada programa tem uma maneira diferente de visualizar, mas em quase todos, além das milhas cobradas, você deve pagar (em dinheiro) uma taxa de emissão, além é claro, das taxas de embarque.

Feito isto, é só abrir a contagem regressiva e Boa Viagem!

E você? Já viajou com milhas? Conte para nós!

 

 

 

Comments

comments

Fabiana

Natural de Santos/SP, estatística, professora, mãe, desde criança acostumada com muitas viagens, fizeram de mim uma apaixonada pelo assunto, sempre pronta para o próximo destino. E entre um destino e outro, porque não intercalar a Disney.

Veja mais postagens desse autor →