Saindo do aeroporto de São Francisco de metrô/BART

Por - Categoria: EUA, São Francisco

Olá viajantes! Tudo bem?  

Como disse no post de introdução à nossa viagem à Califórnia, a primeira parada da nossa família foi na linda São Francisco.

São Francisco, assim como NY, é uma cidade que não há necessidade de alugar carro.

O transporte público funciona bem e cobre a cidade satisfatoriamente. Além disso estacionar na cidade pode ser bem oneroso. Os estacionamentos, principalmente dos hotéis costumam ser caros.

Mas aí vem uma dúvida, como sair do aeroporto?

Depois de muito pesquisar, concluímos que a maneira mais barata (um táxi do aeroporto para o centro custa por volta US 40,00 e os shuttles compartilhados US 17,00/pessoa em média) e, por que não, “aventureira” seria ir de metrô.

Marido quando esteve em SF à trabalho usou o metrô para ir do aeroporto para o hotel e disse que seria uma boa opção. Minha única preocupação era como andar de metrô carregando mala com uma pré adolescente. Meu medo era ela não dar conta da mala dela e acabar sobrando para um de nós mais uma mala. Como estávamos com apenas uma mala grande cada, mais as de bordo (1 mochila e 1 de mão) e a criança adorou a ideia, resolvemos arriscar.

Assim, eu levei uma grande, ela as de bordo e marido as outras duas grandes (nada mais justo, já que ele foi o grande apoiador da ideia!) 

Comecei então a pesquisar sobre o BART, o sistema de trem e metrô da Baía de São Francisco.

Nas minhas pesquisas descobri que o bilhete era comprado em máquinas de auto atendimento na estação que tem ligação com o aeroporto e que essa máquina pode não ser tão simples assim como a do Metrocard de NY.

Vou explicar para vocês, passo a passo, como ir para a estação do BART no aeroporto de São Francisco e como comprar o bilhete na máquina.

Ah! o BART não faz parte do Muni (espécie de bilhete único de SF rsrsrsrs).

Em breve teremos post sobre o Muni também.

Quanto à nossa experiência, valeu a pena. Foi super tranquilo!

Descemos na Powell que fica a poucas quadras do hotel. Só tivemos que subir umas ladeirinhas… rsrsrsrsrs

Esse esquema funciona bem se você não tem muita bagagem, e se seu hotel não for muito longe da estação.

Não esqueça que São Francisco tem muita ladeira e a estação Powell fica em área mais baixa, ou seja, provavelmente você vai ter que subir para chegar no seu hotel. E puxar mala acima depois de um voo longo e mega cansativo pode não ser uma boa ideia! Ah! Nem sei se existem mais malas sem rodinhas, mas elas são fundamentais! 

  1. Depois de passar pela imigração e pegar as malas, ir em direção ao “Air Train” que é o trenzinho interno que conecta todos os terminais à garagem e à estação do BART.

bart1

bart1002

bart13

 bart1003

2.   Ao chegar na estação, preste atenção em qual trem pegar!

bart11

 

Existem duas linhas: vermelha (red line) e azul (blue line).

Devemos pegar a vermelha. A azul nos leva de volta ao terminal do aeroporto.

Tem que estar escrito BART!

Observe se está escrito BART no painel

Observe se está escrito BART no painel

 3. Descer na estação “Garage G/BART” Ao sair do Air Train você encontra as máquinas de auto atendimento à direita embaixo das escadas rolantes.

bart17 

A máquina é parecida com a do Metrocard, maaaasss...

A máquina é parecida com a do Metrocard, maaaasss…

   4. Primeira coisa é olhar o seu destino na tabela “BART Fares” localizada na máquina. O valor do ticket não é único. Ele depende do seu destino. Os destinos estarão em ordem alfabética na tabela.

bart1004 

Nossa estação era a Powell (a mais perto da Union Square, destino da maioria dos turistas), então nossa tarifa foi de US 8,95 (one way, ou seja, somente ida)

  bart7

    5. Depois de visto quanto custa seu ticket, inserir o valor em notas, moedas ou pague com cartão de crédito. Observe que o valor máximo do troco é de US 4,95. Atenção! Aqui que o bicho pega e a jiripoca pia! Se você não solicitar o troco, a máquina não vai te dar. O valor default do ticket é de US 10,00, ou seja, se você mandar imprimir o ticket nessa hora ela imprimirá um ou mais tickets de US10,00.

bart6

   6. Para pegar seu troco direitinho, você precisa utilizar os comandos para subtrair US 1,00 ou 5 cents daquele valor default de US 10,00. No nosso caso. compramos dois tickets de uma vez e depois um separado. Para os dois tickets o valor era de US 17,90 (US 8,95 cada). Colocamos uma nota de 20 , então teríamos que receber US 2,10 de troco. Para isso apertamos 2 vezes o comando de subtrair US1,00 e 2 vezes o de subtrair 5 cents. Depois é só mandar imprimir!

bart1007

***MUITO IMPORTANTE: GUARDE SEUS BILHETES ATÉ O FINAL DA VIAGEM! VOCÊ PRECISA DELES PARA PASSAR NA CATRACA E SAIR DA ESTAÇÃO!***

bart19

bart1000

bart1006

Como o SFO é fim de linha, você pega ele vazio, o que é ótimo para quem está com malas e cansado da viagem. Afinal, ainda temos uns 30 minutos dentro dele até chegar na Powell.

bart2

 No nosso canal do You Tube você também pode assistir o vídeo com passo a passo da compra do tíquete do BART.

E assim chegamos no nosso hotel (Já escolheu seu hotel? Pesquise aqui!)! Espero que não tenha ficado confuso! Qualquer coisa deixe sua pergunta nos comentários!

Beijos e até o próximo!!!

 

Comments

comments

Daniela Schneider

Oi meu nome é Daniela. Sou carioca, dentista, mãe, esposa e atleta muito amadora RSRSRS. Amo viajar, comer bem e me divertir. Para mim, a viagem começa muito antes do embarque. Adoro pesquisar sobre o lugar que vamos viajar, sobre a cultura, os costumes, a comida... Sou muito organizada nas minhas viagens, faço roteiros, imprimo cupons, imprimo listas e coloco tudo numa pastinha! RSRSRSR Espero poder ajudar vocês, assim como ajudo meus amigos. É sempre um prazer dar dicas de lugares que amo!

Veja mais postagens desse autor →