Chocotour – Chocolates Garoto

Por - Categoria: Brasil, Espirito Santo

 

13113273_1402825239742874_1325828579_o

Hoje vamos falar de um tour gostoso!!!!

Sou capixaba desde pequenininha (rs) mas nunca tinha feito o tour na Garoto, bastou uma amiga viajante paulista pousar em terras capixabas que a primeira cobrança da gatinha da sua filha (Bru saudades!) foi conhecer a Fantástica Fábrica de Chocolates!!!!

Então lets go!

O primeiro passo para agendar um tour guiado pela fábrica é entrar no site da Garoto, neste link.

Lá você faz o cadastro, coloca quantas pessoas vão com você, idade, etc.. e agenda a data e horário do seu tour. A confirmação você recebe por e-mail.

 

 

Mas cuidado, se liguem nas orientações!

Não podem visitar a fábrica menores de 07 (sete) anos.

As pessoas devem estar de sapato fechado (não pode ser sapatilha), calça comprida e camisa de manga.

Não pode tirar foto lá dentro.

Isso tudo por razões de segurança e higiene.

 

 

 

Um pouquinho da história da fábrica.

A Chocolates Garoto, localizada em Vila Velha, no Espírito Santo está entre as 5 maiores fábricas de chocolate do mundo, sendo a maior da América Latina. A garoto possui hoje a maior fábrica de chocolates de todo o hemisfério sul.

Fundada em 1929 pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, as balas, primeiro produto da empresa, eram vendidos nos pontos de bonde de Vila Velha, por “garotos”, e passaram a ser conhecidas como balas “Garoto”.

Em 1934 Meyerfreund investiu em maquinários para produção de chocolates.

Em 1938, os negócios foram impulsionados pela entrada na sociedade de Günther Zennig, que tinha uma visão empresarial fantástica.

Um marco interessante na história da Garoto foi que durante a Segunda Guerra Mundial, Henrique, por ter origem alemã, foi preso e a fábrica passou a ser gerida por interventores federais.

Em 1973, com o falecimento de Henrique, Helmut Meyerfreund passou a ocupar a presidência da Garoto.

Em meio às sucessivas crises internas entre os sócios, a empresa foi vendida para a Nestlé S.A. no início de 2002 por uma bagatela de U$250.000.000,00, todavia o negócio ainda não foi totalmente efetivado, pois o CADE vetou e a discussão segue na justiça.

Em 2011 a Garoto entrou no mercado de biscoitos com suas marcas principais, Garoto, Talento, Serenata de Amor e Baton.

Vamos ao que interessa!

IMG_2017

 

Agendamos no site, e fomos para a fábrica. O ideal é chegar com 30 (trinta) minutos de antecedência para comprar os ingressos e receber orientações.

O ingresso custa R$18,00 (dezoito reais). Idosos não pagam. Preço do ano de 2016.

Ao chegarmos lá fomos para uma salinha ao lado da lojinha, apresentamos nossa reserva do tour, pagamos e a moça olhou nossas roupas para ver se estavam adequadas. No local eles alugam botinas e calças compridas. A botina custa R$5,00 (cinco reais).

Recebemos nossos ingressos e o crachá, redondo e grande com um chip atrás (ele que nos permite entrar na fábrica).

13113184_1402844429740955_1906241963_o13105884_1402827863075945_1358887265_o

Na hora marcada fomos todos reunidos e encaminhados para uma sala, a guia pede para uma pessoa do grupo ficar responsável por uma chave do armário onde devemos deixar todos os nossos pertences de mão, bolsas, celulares, anéis, cordões, brincos, etc…. na fábrica não pode entrar com nada.

O responsável que ficar responsável pelo armário do grupo troca o seu crachá por outro que tem a chave.
IMG_2024IMG_2021

Depois de guardarmos todos os pertences no armário, somos encaminhados para um auditório onde assistimos um vídeo com as regras da visitação e a história da Fábrica. O vídeo é curtinho, devemos ter levado uns 15 minutos no máximo. Os grupos são divididos, o grupo que foi com a gente era bem grande,   acho que o tamanho máximo são 20 pessoas.

Lá recebemos toda a indumentária para entrar na fábrica: avental, touca de cabelo, lacre para a calça comprida e os homens com barba por fazer ainda colocam uma proteção extra.

 

IMG_2020

 

Recebemos também um equipamento muito legal, não sei o nome, só sei que colocamos ele igual fone de ouvido e ficamos ouvindo o guia sem interferência de barulhos externos.

Acho que ele serve para proteger do barulho que deve fazer na fábrica.

IMG_2023

A visita dura em média uma hora.

Nosso guia foi o Bruno e ele era bem legal!

Iniciamos o tour pelo setor de produção dos chocolates moldados, tipo mundy, estes chocolates quadradinhos. É muito legal ver aquelas máquinas todas trabalhando. no início a gente vê o chocolate saindo líquido, no final ele já está embalado, interessantíssimo.

Depois fomos para a minha parte favorita, o bombom serenata.

Não sei vocês, mas minha parte preferida é a casquinha com recheio, se pensam como eu, vocês iam morrer, só falo isso!!!!!!

Infelizmente não podemos tirar foto lá dentro.

Demais!!!!!

E as sobras? Não sei se olhava para a produção ou se desejava as sobras. Perguntei ao guia se eu podia comprar, mas ele não deixou!

Depois passamos para os cobertos, aqueles com recheio geralmente de frutas e o crocante. O Bruno disse que a produção do que tem banana dentro, esqueci o nome, demora 72 (setenta e duas) horas para fazer, pois é difícil tirar a água da banana.

Depois a tão sonhada degustação. Coma o quanto puder aguentar!

Antigamente existiam duas paradas, uma nos chocolates moldados e outra nos bombons bolinha. Aliás mais antigamente (mas muito antigamente mesmo), existia a parada para comer os “restinhos” do serenata. Mas isso ficou no passado.

Depois hora de fazer uma parada obrigatória na lojinha da Garoto e nos render as tentações….. e aproveitar o voucher de desconto que ganhamos!

 

IMG_2015IMG_2170

 

Espero que tenham gostado!

As fotos do Chocotour são divulgadas no Facebook da Garoto mas a nossa ainda não estava disponível!.

Informações úteis:

Fábrica de Chocolates Garoto

Endereço: Praça Meyerfreund, nº 01, Glória – Vila Velha.

Telefones para agendamento da visita: (27) 3320-1707, (27) 3320-1708 ou (27) 3320-1709.

E-mail: programa.visitas@garoto.com.br.

Comments

comments

Jannayna Oliveira

Oieeee, eu sou Jannayna, capixaba, casada, mãe de um rapaz de 6 anos, advogada de profissão, sonhadora de vocação e viajante de coração. Não sou nada talentosa igual minhas amigas aqui não, e ainda sou mega desorganizada, kkk, aliás só sou metódica quando o assunto é VIAGENS!!! Demoro horrores até decidir meu roteiro, quero que tudo fique perfeito, tirando o máximo de proveito do lugar onde eu vou…e no fim, ufa, consigo!!! Aliás, esqueci de dizer, só falo português, arranho um inglês tão fajuto que meu filho de seis anos fala melhor do que eu, mas sou bem arrojada, corajosa e adoro uma aventura. Costumo dizer que para viajar basta o passaporte o resto a gente dá um jeito!!! Então espero ajudar a quem, como eu, adora planejar tudo sozinha, ama viajar nas viagens dos amigos….

Veja mais postagens desse autor →