Natal ao redor do mundo

Por - Categoria: Sem categoria

Às vésperas de comemoramos o Natal, nos perguntamos como ele é comemorado ao redor do mundo. Será que é como a gente?

Até a nossa comemoração de Natal é viajada.


Feliz Natal mundo todo

Vocês sabiam que na antiguidade ninguém sabia a data correta do nascimento de Jesus Cristo,  e  por isso cada povo comemorava em diferentes datas. Foi somente no século IV que o dia 25/12 foi estabelecido como data oficial da comemoração do Natal.

Antigamente as festas de Natal demoravam até 12 dias, ou seja, o tempo que os três reis Magos demoraram para ir de Belém ao menino Jesus, para lhe entregar os presentes, guiados por uma estrela cadente. Hoje ainda mantamos a tradição de desmontar a árvore 12 dias após a comemoração do Natal, no dia dos Reis Magos.

Já a tradição da árvore de Natal, vem da Alemanha, acredita-se que Martim Lutero, um dia caminhando perto de sua casa, tenha visto um pinheiro cheio de neve e com rajados de luzes feitos pelas estrelas durante a noite e, achou tão bonito, que levou galhos para sua casa, colocando algodão e algumas velas, pra tentar reproduzir a imagem.

Já os presépios são atribuídos a São Francisco de Assis, tentando retratar detalhadamente o nascimento de Jesus.

Cada lugar do mundo tem sua comemoração adaptada aos costumes do seu povo.

 

natal-pelo-mundo

Na Suécia, por exemplo, o costume é enterrar no dia 25/12 uma semente de cevada, se ela germinar, eles acreditam que é um sinal de que as colheitas serão boas, devido a quantidade da neve, esta não é uma tarefa fácil. 

Na Bélgica, reza a tradição, de que só os que foram bem comportados durante todo o ano ganham presente. O  bom velhinho, conhecido como São Nicolau, visita a casa das crianças no dia 04/12. Dois dias depois  ele volta para dar os presentes para as crianças que passaram no teste, as crianças, por sua, vez, deixam cenouras para suas renas. 

l-ayuntamiento_valencia_navidad-reidrac-14_12_08-cc20

Na Espanha o Natal tem início no dia 22/12 que é quando é realizado o sorteio da Loteria de Natal. Na noite do dia 24/12, é tradição todos passarem com a família, por isso tudo fecha, chama-se Nochebuena. Lá o mais importante é montar o presépio e, na virada da noite do dia 24 para o dia 25 acender, junto ao menino Jesus, uma vela. Os presentes são entregues no dia 06/01, pois lá quem entrega são os três reis magos.

Na China alguns montam árvores artificiais em suas casas, decorando-as com enfeites feitos de papel, como flores e lanterninhas. Uma das tradições é queimar uma lista com os nomes dos moradores da região, na esperança de que o papel chegue até o céu.

Na França o Natal e o Ano Novo são comemorados igualmente. Tradicionalmente eles queimam uma tora de madeira da noite de Natal até a virada, com o objetivo de garantir uma boa colheita no ano seguinte. É prática levar uma garrafa de vinho para um inimigo no Natal, é chamada Reconciliação de Natal e é bem famoso o costume.

Em Portugal a tradição fica por conta do Bolo Rei, onde o anfitrião do almoço coloca um presentinho dentro de alguma fatia, quem achar se responsabiliza a fazer no ano seguinte. Eles também tem o costume de fazer uma ceia, um brunch, logo cedo, a chamada Consoada, onde eles incluem à mesa alguns lugares vazios, para as almas perdidas.

Na Suécia também se comemora o Natal com pinheiro, peru, e outras coisas, mas o mais curioso é que na véspera do Natal é exibido um especial do Pato Donald, e esta tradição já tem 50 anos.

Na Itália quem envia presentes ou castigos no Natal é a Bruxa Belfana.

Em toda Europa é muito comum nesta época feirinhas ao ar livre com tema natalino.

natal-nova-iorque-eua

No EUA, a comemoração se assemelha muito à nossa.  Eles não se reúnem na passagem do dia 24 para o dia 25, e sim no almoço do dia 25/12, quando se serve o tradicional peru de Natal.

Vocês já passaram o Natal ao redor do mundo? Conte-nos sua experiência.

PPGAN Mensagem de Natal_2012

Comments

comments

Jannayna Oliveira

Oieeee, eu sou Jannayna, capixaba, casada, mãe de um rapaz de 6 anos, advogada de profissão, sonhadora de vocação e viajante de coração. Não sou nada talentosa igual minhas amigas aqui não, e ainda sou mega desorganizada, kkk, aliás só sou metódica quando o assunto é VIAGENS!!! Demoro horrores até decidir meu roteiro, quero que tudo fique perfeito, tirando o máximo de proveito do lugar onde eu vou…e no fim, ufa, consigo!!! Aliás, esqueci de dizer, só falo português, arranho um inglês tão fajuto que meu filho de seis anos fala melhor do que eu, mas sou bem arrojada, corajosa e adoro uma aventura. Costumo dizer que para viajar basta o passaporte o resto a gente dá um jeito!!! Então espero ajudar a quem, como eu, adora planejar tudo sozinha, ama viajar nas viagens dos amigos….

Veja mais postagens desse autor →