Bagagem de mão – O que é permitido levar

Por - Categoria: Dicas, Planejamento

Olá viajantes! Da série “o que eu levo…” hoje vou contar para vocês o que é permitido levar na bagagem de mão, ou de cabine e o que eu costumo levar. No post passado, contei o que levo na mochila para os parques, se ainda não conferiram, clique aqui.

Bom, para começar vamos às dimensões permitidas. Segundo o site do Aeroporto de Guarulhos (http://www.aeroportoguarulhos.net/bagagem ), a soma das dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc. As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. E o peso não deve exceder 5 kg. (Portaria 676/GC-5/ 13/11/2000), (IATA PassengerServices – Recomendação 1749).

clip_image002

Crédito: dicasdeferias.com

Além da mala tradicional, com rodinha ou sem, são permitidas bolsas e mochila.

De uma maneira geral, as companhias não medem a bagagem, desde que ela não seja explicitamente maior que as dimensões permitidas. De todas as companhias que voei até hoje a mais rigorosa em termos de bagagem de mão, é a TAM, inclusive em vôos nacionais. Eles costumam pesar a bagagem e não deixam embarcar se exceeder os 5 kg.

O QUE PODE SER LEVADO:

1) Líquidos e géis:

São permitidos desde que não ultrapassem 100 ml. Aqui vai uma ressalva. A embalagem deve ter 100 ml. Não adianta levar aquele restinho de perfume na embalagem de 250 ml, mesmo que só tenha 100 ml de liquido. Vai para o lixo. Ou sei lá onde eles descartam esses produtos…

Lembrando que pasta de dente, desodorante e maquiagem, como base líquida, entram nessa regra também.

Esses produtos, inclusive pasta de dente e máscara para cílios devem ser levados em saquinhos tipo ziplock transparentes e não podem estar abarrotados. Segundo o Guia do Passageiro da Infraero (http://www.infraero.gov.br/images/stories/mccw/guiapassageiro.pdf ) os produtos devem ser levados em embalagem plástica de no máximo 1 litro (20 cm X 20 cm), na quantidade máxima de i saquinho por passageiro.

clip_image003

crédito:dailystyle.com.br

2) Alimentos de bebê :

Os alimentos de bebê (leite e alimentos industrializados como sopas e papinhas) podem ser levados na bagagem de mão em quantidade a ser utilizada durante o vôo e conexões.

3) Remédios:

Podem ser levados na bagagem de mão, aqueles remédios que precisam ser usados durante o vôo. Medicamentos que precisam de receita precisam estar no nome do passageiro, pois podem ser conferidos com o cartão de embarque. De preferência, o medicamento deve estar em sua embalagem original.

Caso o medicamento ultrapasse os 100 ml e o passageiro precise tomar durante o vôo, como no caso de um antibiótico para criança (solução oral), basta levar a receita. Eles não costumam implicar com remédio. Já embarquei com xarope para tosse por esquecimento e não tive problemas. No caso de medicamento injetável, que precisam de seringa e agulha (claro!) como insulina e anticoagulantes, basta levar a receita. Sempre viajo com anticoagulante injetável na bagagem de mão e nunca me perguntaram nada.

4) Comida e bebida:

De uma maneira geral qualquer produto industrializado, desde que não ultrapasse os 100 ml pode embarcar. Cada país tem uma regra própria para a entrada de alimentos. Vale consultá-las antes de embarcar. Nos EUA por exemplo não podem entram nenhum produto fresco como frutas. Caso o alimento ou bebida sejam comprados depois de passar pela segurança e RX, a entrada na aeronave é permitida.

5) Duty Free:

Desde que devidamente embalados com a sacola do Duty Free e lacrados, podem entrar na maioria das aeronaves. Vale consultar com a companhia antes do embarque.

Alguns ítens podem ser levados além da bagagem de mão (não contam como babagem de mão). São eles:

  • 1 Bolsa pequena
  • Casaco
  • Cobertor
  • Guarda chuva
  • Bengala
  • Material de leitura
  • Câmera fotográfica ou binóculo
  • Muleta
  • Prótese ortopédica
  • Carrinho de bebê
  • Berço/bebê conforto
  • Cadeira de rodas

Esses dois últimos, depois que o passageiro entrar na aeronave serão despachados e o passageiro poderá pega-lo novamamente na saída da aeronave quando chegar no destino.

O QUE NÃO PODE:

De uma maneira geral tudo que for perfuro – cortante, como tesouras, alicates, pinças, e barbeador não pode embarcar. Armas de fogo e carregadores, assim como ferramentas, também não são permitidos.

Nada também de materiais inflamáveis, como acetona e fogos de artifícios.

Não achei nenhuma informação precisa sobre os aerosóis… Vale a pena consultar com a companhia antes da viagem.

Na dúvida, consulte sempre o site da companhia aérea escolhida para a viagem. Terá sempre uma área destinada a bagagem para conferência.

O QUE EU LEVO NA MINHA BAGAGEM DE MÃO

Na minha família, como são três pessoas, vão três malas de mão. Aproveitamos ao máximo o nosso direito quanto às franquias de bagagem! Rsrsrsr

O que levamos:

  • Muda de roupa e roupa íntima (no caso de extravio de bagagem)
  • Remédios (antitérmico adulto/infantil, analgésico, antialérgico, colirio, remédio de nariz, remédio para enjôo, termômetro)
  • Material para entretenimento como livro, Ipad e Iphone (para joguinhos e música) e revistinhas com passatempo para criança. Se você tem filho, leve o que ele mais gosta de fazer. Se for desenhar, leve papel e lápis de cor. Leve revistinhas com passatempo e figuras para colorir. Minha filha já teve a fase do DSi e do PSP, agora é o Ipad. Vale até levar algum jogo como UNO ou baralho. Lembre-se que, se para nós 8/10 horas de vôo é insuportável, imagina para os pequenos!
  • Fone de ouvido
  • Lenço umedecido
  • Meia (não gosto de ficar descalça no avião e morro de frio)
  • Todo material eletrônico como máquina, celular, note, Ipad, seus carregadores e fonte. É importante não despachar nada de valor. Tudo que for valioso como eletrônicos, jóias e até sapatos e bolsas caros é melhor ir com você no avião. Isso vale também para aquela roupa que você gosta muito… Imagina se extraviam a bagagem!
  • Na necessaire/ saquinho ziplock levo gel antibactericida, pasta de dente tamanho viagem, escova de dente, perfume, desodorante, mácara para cílios e base em pó (para parecer menos zumbi quando chegar! Rsrsrsrs). Peguei uma dica em um blog e achei bem legal. Pode parecer frescura, e na verdade é, mas ajuda muito contra o ressecamento da pele no avião: Água termal. Existem de várias marcas e em tamanho para viagem.
  • Creme para as mãos
  • Balm labial
  • Escova de cabelo
  • elástico (para o caso do cabelo acordar revolts)
  • Documentos, chave de casa e roteiro da viagem (mais uma vez, tudo que for importante vai para a bagagem de mão!)

Bom viajantes, é isso. Assim como a mochila para os parques o conteúdo da bagagem de mão é pessoal e varia de acordo com a sua necessidade. É claro, que se você tiver filhos, sua mala vai ser diferente de quem não tem. Mas lembre-se, com criança ou sem, você vai passar muitas horas trancado dentro do avião. Então vale a pena pensar em situações emergenciais como uma dor de cabeça ou um sistema de entretenimento que não esteja funcionando, o que pode tornar sua viagem muito mais desconfortável.

E vocês, o que costumam levar na bagagem de mão?

Beijos e até o próximo!

Comments

comments

Daniela Schneider

Oi meu nome é Daniela. Sou carioca, dentista, mãe, esposa e atleta muito amadora RSRSRS. Amo viajar, comer bem e me divertir. Para mim, a viagem começa muito antes do embarque. Adoro pesquisar sobre o lugar que vamos viajar, sobre a cultura, os costumes, a comida... Sou muito organizada nas minhas viagens, faço roteiros, imprimo cupons, imprimo listas e coloco tudo numa pastinha! RSRSRSR Espero poder ajudar vocês, assim como ajudo meus amigos. É sempre um prazer dar dicas de lugares que amo!

Veja mais postagens desse autor →