Dicas de como montar um roteiro para Orlando

Por - Categoria: Preparativos

IMG_6138

Olá amigos,

Bom, a idéia deste post veio com os preparativos iniciais das minhas férias de janeiro em Orlando e as inúmeras dúvidas que vejo nos grupos de viagens que participo.

Vejam, estes são os passos que eu sigo para elaborar o meu roteiro, não é uma regra, mas acredito que vai facilitar quem está começando a trilhar seus caminhos roteirísticos.

Também temos dois outros posts interessantíssimos sobre como elaborar roteiros: Elaborando um roteiroComo organizar uma viagem em grupo.

Vale a pena ler, são regras que cabem para todos os roteiro, não somente Orlando.

IMG_6140

 

Orlando recebe anualmente, em média, 50 milhões de turistas.

Existem, aproximadamente, mais de 115 mil quartos de hóteis em 450 hotéis existentes,  mais de 5 mil restaurantes, inúmeros shoppings e outlets, centenas de lojinhas de ruas que merecem nossa atenção, outras tantas atrações extras parques temáticos.

Temos, ainda, 14 parques temáticos: Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios, Animal Kingdom, Island Adventure, Universal Studios, Sea World, Busch Garden, Legoland e sua parte aquática, Aquatica, Typhoon Lagoon, Blizzard Beach, Discovery Cove, Wet’n Wild, e ainda dois complexos de lojas e restaurantes o CityWalk e o Downtown Disney, este último em franca ampliação.

Revistas especializadas dizem que precisamos de dois meses para visitar tudo que Orlando nos oferece. Como, infelizmente, não podemos ficar este tempo todo por lá (o que adoraríamos fazer), o roteiro ajuda a não nos perder em tantas opções.

Todas as quatro vezes que fui para Orlando, com agência, com família, sozinha com meu filho, com turma,  fiz roteiro. Eu adoro ter tudo num lugar só, facilitando a minha vida e me direcionando.

Então, vamos definir alguns pontos importantes.

Não vou apontar coisas básicas como passaporte e visto, já parto do princípio que ao pensar em ir para Orlando já estamos com estas documentações prontas ou encaminhadas ok?

Dúvidas a respeito de validade de passaporte e como tirar o visto americano temos posts interessantes que valem a pena serem lidos.

E preste muita atenção na validade do passaporte de crianças menores de 5 anos, em uma das minhas viagem quase tive problemas com isto, porque não me liguei que a validade do passaporte deles é equivalente a idade, ou seja,  crianças de dois anos tem validade de passaporte de dois anos, e assim sucessivamente.

Let’s go!

IMG_6143

1. Ajuda.

Primeiro faça uma seleção de livros, revistas, sites, blogs, etc que podem te ajudar a criar um roteiro dos melhores.

Nós aqui temos excelentes dicas, tem diversos sites, tais como dos nossos amigos Orlando Wish, a Andreza, o VPO, o VisitOrlando e, lógico, o site da Disney.

Aliás, existem vários blogs com excelentes dicas sobre Orlando, poderíamos ficar citando aqui infinitamente, mas com os listados acima acredito que você já vai ter um excelente direcionamento.

Achou complicado?? Nada, é muito prazeroso!!!!

 

wd035wdw201407253476206_6948507763_18

2. Época

O seu roteiro todo vai girar em torno da data escolhida, níveis de movimentação, tempo gasto em atrações, filas, restaurantes, reservas, gastos,  etc… e em relação à Disney, é aconselhável que vc saiba dela com 6 meses de antecedência.

Aqui temos que fazer um enorme parênteses. Qual melhor época de ir para Orlando?

Tenha em mente que Orlando nunca está vazia.

Eu já fui em dezembro/janeiro, março, abril/maio e setembro. Amei a época do natal, gostei muito de março, amei abril/maio e detestei setembro. Todavia, tenho amigos que simplesmente idolatram setembro.

Dezembro/Janeiro/Fevereiro – lotações altas no período entre o Natal e o Ano Novo, estendendo até a Maratona, no segundo semestre de janeiro em diante tende a ficar mais vazio. Evite parques no final de semana e feriados, tipo Martin Luter king (terceira segunda feira do mês de janeiro) e President’s Day (terceira segunda feira do mês de fevereiro).

O temperatura é fria, podendo variar de 9 a 30 graus. Muito cuidado com as temperaturas em janeiro, nos últimos anos tem feito bastante frio mesmo, eu já peguei 5 graus.

Ou seja, na hora de acordar vai estar gelado, você tem que sair de casaco (de vez enquanto um moleton só não dá conta), na medida que o dia vai passando a temperatura vai subindo, ficando gostosa durante o dia e depois à noite novamente volta a ficar frio.

O tempo em Orlando é meio louco, num dia faz muito frio e no outro o tempo já está muito melhor.

Por causa do frio várias atrações que molham ficam fechadas para manutenção.

Disney parte 1 168 [1600x1200] [1600x1200]

Esta foto foi tirada em janeiro/2011, estava muito gelado cedinho e à noite.

Em compensação as chuvas são raras.

As passagens aéreas costumam ser mais caras na primeira quinzena de janeiro, porque é período de férias escolares no Brasil, e na época do Carnaval (quando este cai em fevereiro) em compensação os hotéis não, pois lá é baixa temporada.

 

Março/Abril/Maio – aqui as lotações começam a ficar maiores por conta do Spring Break, cada escola/faculdade/universidade tem seu próprio calendário, então fique de olho nas datas. Neste site você pode ter idéia das datas.

Cuidado com a época da Páscoa também, pode ficar bem mais lotado.

As temperaturas começam a esquentar.

Como eu já falei, o tempo lá é louco,  já peguei frio de usar luvas e gorros e também dias com muito sol conseguindo fazer parque aquático e ficar bronzeada, isto tudo na mesma viagem, rs.

Então tenha sempre um casaco na mochila.

IMG_4472

DSCN0236

 

 

As chuvas continuam raras.

As passagens aéreas costumam ser mais baratas, e pintam boas promoções, em compensação os hotéis ficam mais caros porque lá é alta temporada.

 

Junho/Julho/Agosto – aqui começamos a ter lotações grandes no segundo semestre de junho e em julho elas podem estar próximas ao período do Natal e Ano Novo. Agosto fica mais vazio no segundo semestre.

A temperatura é alta, muiiiiiiito quente mesmo. E iniciam as temporadas de furacões, portanto, chuvas a qualquer hora.

Aqui ainda vale o casaquinho, lembre-se que vai estar muito quente do lado de fora das atrações, mas dentro delas e nos restaurantes você quase congela.

Os preços das passagens começam a ficar mais caras  por causa das férias de julho, e os hóteis também ficam mais caros porque é época de férias americanas. Em agosto estes preços ficam mais em conta.

 

Setembro/Outubro/Novembro – a movimentação cai nestes meses. Setembro talvez seja o mês mais vazio do ano, cuidado somente com o feriado do Labor Day. Em outubro na semana da criança tem muitas excursões brasileiras pra lá. E em novembro na semana da Ação de Graças (quarta quinta-feira do mês) também faz aumentar significativamente a multidão.

Em relação a temperatura, setembro ainda está quente, nos outros a temperatura fica mais fresca.

Setembro é o mês top dos furacões, portanto, cuidado.Todavia, eu já fui e não peguei nenhum.

As chuvas continuam abundante em setembro, ficando mais escassas em outubro e novembro.

Em relação a preços, estes meses também são boas pedidas com aéreos e hotéis em promoção.

Aqui não podemos deixar de falar da festa de Halloween…M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!! Temos um post muito legal sobre ele aqui.

40293690109

 

Para saber os históricos de movimentação dos parques e as previsões para a data escolhida  eu uso três sites: Touring Plans, Undercover Tourist  e Wdwmagic.

Com eles você pode ter uma idéia de como estiveram a lotação nos parques em anos anteriores, e também previsões de como estarão as lotações nas suas datas e os dias recomendados para ir ou não ir.

Em relação à temperatura e chuvas fique sempre de olho nos sites metereológicos, tais como este.

Aqui temos um gráfico sobre temperatura e chuvas em Orlando.

Temperatura_M_dia_em_Orlando precipitacao media orlando

 

 

Em relação aos feriados americanos tem uma listagem aqui.

Bom, vou encerrando por aqui para não ficar um post gigantesco. Mas adiante continuaremos falando de promoções de passagens, hotéis, onde ficar, como dividir o passeio, dicas de passeios imperdíveis.

Beijos e até a próxima.

 

Quer fazer um roteiro de viagem personalizado conosco? Clique aqui.

Comments

comments

Jannayna Oliveira

Oieeee, eu sou Jannayna, capixaba, casada, mãe de um rapaz de 6 anos, advogada de profissão, sonhadora de vocação e viajante de coração. Não sou nada talentosa igual minhas amigas aqui não, e ainda sou mega desorganizada, kkk, aliás só sou metódica quando o assunto é VIAGENS!!! Demoro horrores até decidir meu roteiro, quero que tudo fique perfeito, tirando o máximo de proveito do lugar onde eu vou…e no fim, ufa, consigo!!! Aliás, esqueci de dizer, só falo português, arranho um inglês tão fajuto que meu filho de seis anos fala melhor do que eu, mas sou bem arrojada, corajosa e adoro uma aventura. Costumo dizer que para viajar basta o passaporte o resto a gente dá um jeito!!! Então espero ajudar a quem, como eu, adora planejar tudo sozinha, ama viajar nas viagens dos amigos….

Veja mais postagens desse autor →