Comprando pela internet nos EUA – Dicas para comprar na Amazon

Por - Categoria: Compras, Dicas, EUA

Olá queridos viajantes!

Essa semana uma amiga me pediu uma ajuda pra fazer algumas compras pela internet e entregar no seu hotel nos EUA, então resolvi fazer um “tutorialzinho” com dicas básicas pra quem também tem dúvidas nesse assunto.

Aqui nesse post já falamos das vantagens das compras online e também dos cuidados que temos que ter antes de nos jogarmos nas Amazons da vida (como por exemplo, verificar com o hotel se eles aceitam receber encomendas, se cobram e quanto cobram por pacote etc). Sempre bom mandar um emailzinho camarada pro hotel tirando essas dúvidas, e levar a resposta impressa pra mostrar caso dê algum problema depois.

Superadas essas “preliminares”, vamos às compras! Primeiro de tudo, não custa lembrar, você precisa ter um cartão de crédito internacional. Alguns tipos de cartões pré-pagos (como aqueles Visa Travel Money ou Mastercard Cash Passport que possuem os 16 dígitos) também são aceitos.

Quando compramos pela internet em sites americanos, eles geralmente nos pedem dois endereços: 1) Billing Address: é o endereço da fatura do seu cartão, normalmente o da sua casa; 2) Shipping Address: é o endereço da entrega, nesse caso você deve preencher com o nome do hotel e do hóspede. Atenção: se você estiver fazendo compras para entregar a terceiros em algum hotel, coloque o nome do hóspede, e não o seu. Muitos hotéis se recusam a entregar encomendas em nome de não-hóspedes, afinal como eles vão saber se o pacote é mesmo daquela pessoa?

Exemplo de preenchimento do Shipping Address:

Nome do Hotel; Guest: SOBRENOME, Nome (arrival date mm/dd/yyyy)

Endereço do Hotel

Cidade, Estado

CEP

Algumas lojas virtuais nos EUA também exigem que o billing address seja americano, ou seja, só quem mora lá consegue comprar. Nosso cartão, mesmo que internacional, pode não ser aceito :(

Comprando na Amazon

A Amazon é o site onde eu mais costumo fazer compras quando viajo. Eles entregam alguns produtos aqui no Brasil também, embora eu nunca tenha usado… Mas sempre que viajo pros EUA a maioria das minhas compras faço por lá! E é super seguro, pelo menos até hoje nunca tive o menor problema com eles, nem um atrasinho sequer!

Comprar na Amazon é simples e seguro. Algumas dicas pra não ter dor de cabeça:

A Amazon tem produtos seus à venda, mas também vende produto de outras lojas virtuais; então, é sempre bom, quando for comprar de terceiros, analisar a reputação, verificar direitinho o prazo de entrega etc. Para saber se um produto é da própria Amazon ou de lojas terceiras, é fácil. Veja na imagem abaixo:

clip_image001

Nesse primeiro exemplo, embaixo do “In Stock”, escrito em verde, vemos que está escrito “Ships from and sold by Amazon”. Isso significa que a própria Amazon é a dona do produto, ela o estoca e se responsabiliza por sua entrega.

Há também a possibilidade de determinado produto ser vendido por alguma outra loja, porém estocado pela Amazon, que se responsabiliza pela entrega da mesma maneira. Isso é o que ocorre quando aparece “Sold by Loja X and fulfilled by Amazon”, como no exemplo abaixo:

clip_image002

Agora, quando aparece “Ships from and Sold by Loja X”, como na imagem abaixo, significa que a Loja X é que é a responsável pela venda e entrega do produto, a Amazon só tá anunciando e não se responsabiliza por nada caso a empresa não cumpra a parte dela, e não entregue o produto no prazo ou nas condições acordadas. Claro que a Amazon tem mecanismos de forma a punir a empresa, mas isso não vai necessariamente resolver a sua situação num caso específico.

clip_image003

Por isso, nesse último caso é mais importante ainda saber da reputação da loja. Para isso, basta clicar em cima do nome da loja que aparecerão os reviews. Nunca compre de loja com reputação meio duvidosa, viu?

Se você resolver fazer uma compra na Amazon ou em qualquer outro site, sempre fique de olho no prazo de entrega. Ele varia de produto pra produto, ou mesmo de vendedor pra vendedor. Além disso, geralmente há mais de um tipo de entrega (exressa, standard etc), com custos variáveis dependendo de qual seja a sua escolha. Caso tenha dúvida de qual é o prazo de entrega de determinado produto, uma dica é simular a compra e verificar (mas muito cuidado pra não finalizar a compra sem querer, né? Rs). Até hoje nenhuma compra que fiz na Amazon de produtos próprios ou “fulfilled by Amazon” atrasaram um diazinho sequer, sempre foram extremamente rigorosos com o prazo.

A Amazon tem um serviço disponível chamado “Amazon Prime”, que custa US$ 79 por ano e dá direito a entrega grátis em dois dias úteis em milhões de itens (geralmente isso vale pra produtos da própria Amazon ou “fulfilled by Amazon”), além de alguns descontos e outros benefícios. Para saber quais produtos estão disponíveis no Prime, basta ver ao lado do preço o logo deles. Nos dois primeiros prints acima, veja a marca “Prime” ao lado do preço: isso significa que aquele produto é elegível Prime e possui os benefícios.

Agora a diquinha: esse serviço Prime tem um “Teste Grátis” por 30 dias, ou seja, você assina e os primeiros 30 dias são grátis, você só é cobrado no cartão de crédito no segundo mês. Se quiser aproveitar esse teste, deixe pra assinar perto da sua viagem, faça as compras utilizando os benefícios Prime e então cancele antes de 30 dias. Só não pode esquecer de cancelar, senão vem a cobrança hehe! Para saber mais, clique aqui.

Por fim, outra vantagem nas compras na Amazon: em alguns estados, não há cobrança de sales tax (a taxa sobre o valor da compra, que às vezes chega a quase 9% do valor total). Na Flórida, por exemplo, destino bem famoso entre nossos conterrâneos, não há essa cobrança por enquanto – mas isso pode mudar, já há projeto de lei tramitando, que prevê essa cobrança em todo o país :( Para ver a lista dos estados em que há cobrança de sales tax, clique aqui.

Agora que você já sabe mais ou menos como funciona, que tal fazer suas primeiras comprinhas? Caso tenha alguma dúvida ou precide de ajuda, só falar nos comentários que tentamos ajudar. Boas compras :)

Comments

comments