Parque Lage

Por - Categoria: América Do Sul, Brasil, Rio de Janeiro

Oi pessoal! Hoje vou falar de um lugar muito bonito e agradável aqui no Rio de Janeiro, o Parque Lage.

O Parque Henrique Lage é um parque público, tombado em 1957 pelo Iphan como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural. Localizado no bairro Jardim Botânico fica aos pés do Corcovado. Seus jardins em forma geométrica, grutas e trilhas estão espalhadas em 52 hectares de área verde. Vamos conhecer um pouco da história do parque?

Na época do Brasil Colonial era um antigo engenho de açúcar ( Engenho Del Rey), cujas terras se estendiam até as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas conhecida na época pelos índios como Sacopenapá, que quer dizer, em Tupi-Guarani, lagoa de raízes chatas. Nesta época, as terras pertenciam ao governador do Rio de Janeiro Antônio Salema.

Após 1660 passou a pertencer à família Rodrigo de Freitas Mello. Nos meados do século XIX um nobre Inglês compra as terras e contrata em 1840 o paisagista inglês John Tisdale, que fez o projeto nos moldes das quintas européias.

Em 1859 parte da fazenda passa a ser propriedade de Antônio Martins Lage. Os anos passam e a propriedade muda de mãos.

Em 1920 volta para as mãos da família Lage. O proprietário Henrique Lage mandou construir um casarão para sua amada, uma cantora lírica iltaliana Gabriela Besanzoni. Construído em torno da piscina é uma réplica perfeita de um palazzo romano. Seus mármores, azulejos e ladrilhos foram importados da Itália. Hoje em dia funciona no casarão a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e um restaurante, o DRI Café du Lage.

clip_image002

Vista do Casarão – EAV Parque Lage

clip_image004

Que tal tomar um café da manhã olhando para o Cristo?

Aliás, é uma delícia tomar café da manhã no restaurante, que também serve comidinhas leves como sanduíches, saladas, omeletes, massas, escondinhos e sopas, e depois passear pelas trilhas. O café é variado, você escolhe a “bandeja” que pode ter: frutas, sucos, café com leite, geleia caseira, bolo caseiro, queijo minas, manteiga, cesta de pães, granola, iogurte, mel e waffle. Chegue cedo! A fila costuma ser grande…

clip_image006

clip_image008

Uma das opções de “bandeja”

clip_image010

Opção mais completa com iogurte, granola e mini-sanduíche.

O que fazer no Parque Lage

O Parque Lage é um excelente lugar para passear com as crianças, fazer um piquenique e se aventurar pelas trilhas. Só fique de olho nos macacos! Eles adoram roubar o lanche!

clip_image012

Macaquinho safadinho!

O parque possui um parquinho para as crianças, lagos, várias grutas, incluindo uma artificial que possui 12 aquários incrustados em suas paredes, sendo o maior deles com 6 mil litros de água e várias espécies de peixes. Também possui algumas ruínas da época do engenho como a lavanderia dos escravos e trilhas, inclusive uma que leva ao Cristo. Essa trilha tem um grau de dificuldade alto e não é recomendado à iniciantes.

clip_image014

Caminhando pela trilha você se depara com as ruínas do antigo Engenho.

clip_image016

Recanto dos namorados

clip_image018

Uma das grutas

clip_image020

Entrada do aquário.

clip_image022

Um dos aquários.

Se você mora no Rio e não conhece, vá! Vale a pena! E se você vai visitar a Cidade Maravilhosa, não deixe de colocar o Parque Lage no seu roteiro!

PARQUE LAGE:

Rua Jardim Botânico 414

Entrada Gratuita

Horário de funcionamento: 8:00 às 17 horas

CAFÉ DU LAGE:

Rua Jardim Botânico 414 – Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Telefones: 2226-8125 / 3257-1824

Horário do café da manhã: Seg a Sex: 09:00 até meio – dia

Sab e Dom e feriados: 09:00 às 13:00 hs

Preço: por volta de R$ 25,00 a R$ 30,00 a bandeja.

Não aceita cartão de crédito, somente cheque, dinheiro e cartão de débito.

by Daniela Jorge Ávila Schneider.

Comments

comments

Daniela Schneider

Oi meu nome é Daniela. Sou carioca, dentista, mãe, esposa e atleta muito amadora RSRSRS. Amo viajar, comer bem e me divertir. Para mim, a viagem começa muito antes do embarque. Adoro pesquisar sobre o lugar que vamos viajar, sobre a cultura, os costumes, a comida... Sou muito organizada nas minhas viagens, faço roteiros, imprimo cupons, imprimo listas e coloco tudo numa pastinha! RSRSRSR Espero poder ajudar vocês, assim como ajudo meus amigos. É sempre um prazer dar dicas de lugares que amo!

Veja mais postagens desse autor →