Jornada Mundial da Juventude

Por - Categoria: Brasil, Eventos, Rio de Janeiro

wps_clip_image-27662

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento católico e teve sua primeira reunião em 1984 com o Papa João Paulo II. É um encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo.

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Este será um evento que irá reunir milhares de jovens do mundo todo na cidade do Rio de Janeiro e contará com vários eventos e com a presença do novo Papa Francisco que já confirmou sua participação.

wps_clip_image-27665

Dioceses do Brasil todo estão se preparando para vir para a JMJ.

Como participar?

Para participar da JMJ você pode se inscrever como peregrino, voluntário, família de acolhida ou instituição de acolhida. Mais informações aqui.

Durante a JMJ Rio2013 acontecerão eventos abertos ao público, eventos com áreas reservadas para inscritos e eventos abertos somente para peregrinos inscritos. Por isto é importante sua inscrição no site.

O prazo de inscrição para voluntários já está encerrado.

Você estaria preparado para abrir as portas de sua casa a jovens, vindos de todos os continentes, com culturas e estilos de vida os mais diferentes? Se sua resposta for sim, pode participar como Família de Acolhida. Faça seu cadastro aqui.

Outra forma de participação seria de escola, empresa, instituição, federação ou local de eventos que pensem em ceder seu espaço para acolher outros jovens e culturas durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Cadastro aqui.

Proprietários de estabelecimentos do setor de alimentos do Rio de Janeiro: hotéis, restaurantes, bares, fast food, panificações e afins, podem colaborar se cadastrando aqui.

O que acontece durante a JMJ?

São muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar, como as catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum. Mas existem aquelas que estão previstas para a Jornada, como os atos centrais (cerimônia de abertura, acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa e a missa de encerramento) e os atos extraordinários.

Na Vigília e Missa de Envio, atos que contarão com a presença do Papa, em Guaratiba, na Zona Oeste, os peregrinos vão andar cerca de 13 km até chegar ao Campus Fidei. O terreno será dividido em 37 lotes, com 50 mil pessoas cada um.

Os Atos Centrais são os momentos mais esperados pelos milhões de peregrinos que virão ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Mesmo com a megaestrutura e palco de 110 metros de comprimento, os jovens vão poder chegar bem perto do Papa, que passeará num papamóvel blindado acenando para os jovens numa distância de um metro.

São cinco os Atos Centrais que acontecem durante todas as Jornadas, quatro deles com a presença do Papa: a Cerimônia de Acolhida (dia 25), a Via Sacra (26), a Vigília (27) e a Missa de Envio (28).

Mais informações sobre a JMJ podem ser encontradas aqui.

Festival da Juventude:

Serão shows e concertos de música, espetáculos de teatro, dança e musicais, além de exposições de arte, cinema e visitas naturais e culturais à disposição dos peregrinos.

Dentro do Festival da Juventude, acontecerão momentos espirituais, realizados pelas congregações e movimentos nacionais e internacionais. Igrejas, praças, espaços públicos e privados, serão locais de grandes encontros de oração e missão. Desta forma, o Festival da Juventude, poderá unir as diversas expressões artísticas, com os inúmeros momentos de oração, meditação e ações, fruto de uma experiência de fé com Jesus Cristo.

Hospedagem:

A hospedagem, para aqueles que optarem por essa categoria no ato da inscrição, será feita em casas de família, associações, escolas, universidades e quadras poliesportivas.

Pré-Jornada ou Dias nas dioceses

Conhecido como Pré-Jornada, o programa “Dias nas Dioceses” (DND) acontece nos dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude. Na JMJ de Madri, cerca de 300 mil jovens vindos de mais de 135 países participaram desta preparação, acolhidos em 63 dioceses. As atividades para esses dias que antecedem a JMJ são programadas pelas próprias dioceses e integram atividades culturais, visitas históricas e momentos de festa, além é claro, de tempos de oração e celebração nos santuários e lugares de peregrinação, que formam parte da identidade religiosa local.

Dia-a-dia do Peregrino:

Neste link o peregrino encontra um vídeo com os eventos e outras informações importantes para todos os dias do evento. Assista.

Símbolos da JMJ:

A Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora chegaram ao Aeroporto Internacional de Brasília em setembro de 2011 e seguiram para São Paulo para uma grande festa com o objetivo de celebrar a chegada da Cruz no Brasil e provocar o entusiasmo nos jovens e nas famílias de todo o país para participar da próxima JMJ. A Cruz percorrerá um roteiro de peregrinação que se dará no período de 2011 a 2013.

Eles são uma herança do Papa João Paulo II, criador da Jornada.

Quando Bento XVI mandou os símbolos para o Brasil, fez um pedido especial. Ele pediu que os jovens tocassem na cruz de Cristo. E foi o que aconteceu!

Os símbolos chegaram ao estado do Rio de janeiro em 21 de abril e já terão passado por mais de 250 dioceses em todo o Brasil.

Veja por onde os símbolos passaram no estado do Rio:

21/4 – Hallel de Aparecida (passagem dos símbolos para o estado do Rio)

21/4 até 28/4 – Barra do Piraí

28/4 até 05/5 – Valença

05/5 até 12/5 – Nova Friburgo

12/5 até 19/5 – Campos dos Goytacazes e Administração Apostólica

19/5 até 02/6 – Niterói (Bote Fé, na Praia de Icaraí)

02/6 até 09/6 – Duque de Caxias

09/6 até 16/6 – Petrópolis

16/6 até 23/6 – Nova Iguaçu

23/6 até 06/7 – Itaguaí

06/7 até 28/7 – Rio de Janeiro

wps_clip_image-8194

Vejam alguns números ligados à JMJ aqui.

A agenda que o Papa Francisco seguirá durante a JMJ já foi divulgada e pode ser vista neste link.

Um evento católico, de fé, esperança na Cidade Maravilhosa. Oportunidade de ver o Papa Francisco em nosso país, conhecer pessoas do mundo todo e um momento para reflexão sobre as mensagens de Cristo.

Venha, participe!

Até a próxima, viajantes!

By Adriana Ramos

Comments

comments